1. Fórum
  2. >
  3. Tópico: Esperanto
  4. >
  5. "Mia hejmo estas via hejmo!"

"Mia hejmo estas via hejmo!"

Tradução:A minha casa é a sua casa!

May 30, 2018

9 Comentários


andreceara

Poderiam explicar a diferença entre domo, hejmo e hejme ?


Marcionilo.

Hejmo = lar/casa (em conceito subjetivo) Em minha casa há muito harmonia. En mia hejmo estas multe da harmonio. Domo=casa (em sentido concreto/construção/espaço físico) = Em minha casa há dois andares. En mia domo estas du etaĝoj.

Obs: Veja que a primeira frase não poderíamos utilizar o -domo-, nem na segunda usarmos -hejmo- porque o campo semântico dessas palavras diferem.


Celioluzverde

andreceara:

HEJME é um advérbio derivado de HEJMO, e significa "EM CASA".


6IrL1

Miaj aū mia


joaBRsouza

Saluton!

Mia = Minha Miaj = Minhas


Celioluzverde

DankoN, elis897610.

Usa-se o acusativo para fazer agradecimentos.


[conta desativada]

    mi casa es su casa

    Aprenda esperanto em apenas 5 minutos por dia. De graça.