"Malgrandaj katoj estas belaj."

Tradução:Gatinhos são bonitos.

June 2, 2018

8 Comentários


djrodfit

Como assim? Malgrandaj katoj significa "gatinhos"? Achei que fosse outras palavras, tendo em vista o sufixo Mal em Malgrandaj, que parece ser algum antônimo de algo no plural, e katoj que parece ser gatos. Ou seria, grandaj = grandes, malgrandaj = pequenos, juntando com katoj = gatos, seria gatos pequenos = gatinhos? Mas e a regra do diminutivo? Não se aplicaria aqui na palavra katoj?

June 2, 2018

luizvitorio

Sim, "gatos pequenos"= gatinhos.

August 22, 2018

JatobaTiago

Me parece ser "Mal" a negação ou inversão do sentido da palavra base.

June 22, 2018

renan_borges_

Kato é gato. Katino é gata? Senão, como faço pra saber se é gato ou gata e porque conjugar no feminino estaria errado?

July 10, 2018

elinjo.eo

Kato pode ser de ambos os sexos. Se você quiser especificar que é uma gata, você utiliza o -in.

September 2, 2018

LucasAlenc881293

Acredito que seja assim: Se fosse um gato grande seria gatao, como e um gato pequeno é gatinho.. Diminutivo do gato..

September 12, 2018

Kleuza.Kosta

"Gatinhos" não seria "katidoj"?? Enrolou minha cabeça, agora... rsrsrs

December 2, 2018

Renata841992

Tambem fiquei confusa do significado de malgrandaj nesta frase..

December 26, 2018
Aprenda Esperanto em apenas 5 minutos por dia. De graça.