1. Fórum
  2. >
  3. Tópico: Esperanto
  4. >
  5. "Malgrandaj katoj estas belaj…

"Malgrandaj katoj estas belaj."

Tradução:Gatinhos são bonitos.

June 2, 2018

22 Comentários


LucasAlenc881293

Acredito que seja assim: Se fosse um gato grande seria gatao, como e um gato pequeno é gatinho.. Diminutivo do gato..


djrodfit

Como assim? Malgrandaj katoj significa "gatinhos"? Achei que fosse outras palavras, tendo em vista o sufixo Mal em Malgrandaj, que parece ser algum antônimo de algo no plural, e katoj que parece ser gatos. Ou seria, grandaj = grandes, malgrandaj = pequenos, juntando com katoj = gatos, seria gatos pequenos = gatinhos? Mas e a regra do diminutivo? Não se aplicaria aqui na palavra katoj?


luizvitorio

Sim, "gatos pequenos"= gatinhos.


JatobaTiago

Me parece ser "Mal" a negação ou inversão do sentido da palavra base.


Celioluzverde

Sim, JatobaTiago:

MAL traduz a ideia de OPOSTO, no sentido de ANTÔNIMO.


JuanMarvila

pois é, na minha interpletaçao, a traduçao seria: Gatinhos pequenos sao bonitos. pelo o q eu saiba a palavra malgrandaj=pequenos.


Kleuza.Kosta

"Gatinhos" não seria "katidoj"?? Enrolou minha cabeça, agora... rsrsrs


Celioluzverde

Kleuza.Kosta:

O sufixo IDO traduz a ideia de FILHOTE.

Assim, KATIDO = FILHOTE DE GATO, que não deixa de ser um "gatinho".

Um simples GATO PEQUENO seria KATETO.


Renata841992

Tambem fiquei confusa do significado de malgrandaj nesta frase..


Celioluzverde

O prefixo MAL traduz a ideia de OPOSTO, ANTÔNIMO.

GRANDAJ = GRANDES MALGRANDAJ = PEQUENOS, PEQUENAS (o antônimo de "grandes).


MarkCesar2

Malgranda não é pequeno? Então porq não devia ter posto a palavra "pequeno"?


Caiiqueh

SUFIXO

  • EG = Grande.

Domo = casa. DomEgo = casarão. DomETo = casinha.

  • ET = DIMINUTIVO, pequeno, muito fraco.

Kato = gato. KatEGo = Gatão (gato grande). KatETo = Gatinho.

Malgranda kato = Pequeno gato.

Por que o Duolingo não colocou a tradução mais correta e por que não acrescentou o sufixo "ET" em "Kato"?


renan_borges_

Kato é gato. Katino é gata? Senão, como faço pra saber se é gato ou gata e porque conjugar no feminino estaria errado?


Celioluzverde

Em E-o, para a maioria dos animais não se faz muita distinção entre macho e fêmea.

Mas pode-se dizer KATINO para GATA, se for muito necessária a especificação.

O mais importante é que você consiga transmitir o teu pensamento, de modo que quaisquer esperantistas de outros países te entendam bem, sem equívoco.


Alpakulo

Da mesma forma que -iĉ especifica para masculino. Apesar de ainda ser não-oficial.

kato = animal gato, sem distinção de gênero.

katino = gata

katiĉo = gato


Celioluzverde

Ô Nerdymann:

Desconheço esse sufixo -iĉ.

Deve ser bem não-oficial, pois não consta no PIV (Plena Ilustrita Vortaro).


[conta desativada]

    Kato pode ser de ambos os sexos. Se você quiser especificar que é uma gata, você utiliza o -in.


Wallace982621

    Gente, essa frase esta errada ao meu ponto de vista. Pois acredito que o correto seria: "Katidoj estas bellaj"

    Me corrigem se eu estiver errado.


CelioFM

    Jes, Wallace:

    Katidoj estas belaj = Filhotes de gato são bonitos.

    Katetoj = Gatos pequenos = Gatinhos.

    Malgrandaj katoj = Gatos pequenos = Gatinhos.


RosaniaMen3

    "O gato pequeno " deveria ser aceito.


CelioFM

    RosaniaMen3:

    "O gato pequeno" = La malgranda kato.

    Aprenda esperanto em apenas 5 minutos por dia. De graça.