- Fórum >
- Tópico: Esperanto >
- "Liaj gepatroj loĝas en Aŭstr…
20 Comentários
Não. O pronome concorda em número não com a pessoa, mas com a coisa possuída. "Os pais deles" seria "Iliaj gepatroj". É só pensar no pronome na primeira pessoa do singular: "miaj" não é "nosso", é "meus". "Nosso" é "nia" e "nossos" é "niaj". A confusão surge porque em português o pronome possessivo da terceira pessoa não varia em número.
Exemplificando acho que fica mais claro: (Ele - Li) O pai dele - Lia patro (Eles - Ili) O pai deles - Ilia patro (Ele - Li) Os pais dele - Liaj gepatroj (Eles - Ili) Os pais deles - Iliaj gepatroj
"Peraê". Travou quando li "A confusão surge porque em português o pronome possessivo da terceira pessoa não varia em número". Varia, sim, não? Se não, por quê? Diacho eu estar "bugado" hoje. No caso, não seria dele(a)/dele(s), dela(s)? Ou até mesmo, dependendo do contexto, seu, sua/seus, suas? Faço referência a pronome possessivo em terceira pessoa. Obrigado desde já, hgcordeiro!
Eu entendi pela explicação do cordeiro. Mas alguém tem exemplos de como poderia confundir caso esse "j" não fosse regra? Porque em "mi" (eu) e "mia" (meu) é ok. Mas porque não a regra ser "li" (ele) "lia" (dele), sem tem que concordar com o plural de "gepatroj"? Eu sei que estou me baseando no Português, claro, mas ainda assim, como uma língua construída desse jeito, não seria melhor deixar o mais simples? Porque "lia/dele" já seria suficiente, não? "Lia gepatroj/Os pais dele" já não cumpriria seu papel no entendimento?
Não devemos esquecer que MIA, MIAJ, VIA, VIAJ, LIA, LIAJ, ILIA, ILIAJ, etc, são PRONOMES ADJETIVOS. E como adjetivos, eles concordam com o substantivo a que se referem. Talvez ajude a esclarecer, se invertermos a ordem das palavras:
PATRO MIA = patro de mi = MEU PAI
PATRINO MIA = patrino de mi = MINHA MÃE
GEPATROJ MIAJ = gepatroj de mi = MEU PAI & MINHA MÃE (em conjunto)
PATRO VIA = patro de vi = TEU PAI
PATRINO VIA = patrino de vi = TUA MÃE
GEPATROJ VIAJ = gepatroj de vi = TEU PAI & TUA MÃE (em conjunto)
PATRO LIA = patro de li = PAI DELE
PATRINO LIA = patrino de li = MÃE DELE
GEPATROJ LIAJ = gepatroj de li = PAI & MÃE DELE (em conjunto)
PATRO ŜIA = patro de ŝi = PAI DELA
PATRINO ŜIA = patrino de ŝi = MÃE DELA
GEPATROJ ŜIAJ = gepatroj de ŝi = PAI & MÃE DELA (em conjunto)
PATRO NIA = patro de ni = NOSSO PAI
PATRINO NIA = patrino de ni = NOSSA MÃE
GEPATROJ NIAJ = gepatroj de ni = NOSSO PAI & NOSSA MÃE (em conjunto)
PATRO ILIA = patro de ili = PAI DELES, ou PAI DELAS
PATRINO ILIA = patrino de ili = MÃE DELES, ou MÃE DELAS
GEPATROJ ILIAJ = gepatroj de ili = PAIS DELES/DELAS = pai&mãe, em conjunto, de seus vários filhos/filhas), podendo ser também vários pais e várias mães de várias crianças, cada pai&mãe com seus respectivos filhos/filhas.
MIA pode ser MEU, MINHA
MIAJ = meus, minhas
VIA pode ser TEU, TUA, DE VOCÊ, VOSSO, VOSSA, DE VOCÊS
VIAJ = teus, tuas, vossos, vossas, de vocês
NIA pode ser NOSSO, NOSSA
NIAJ = nossos, nossas
ILIA pode ser DELES (só homens), DELAS (só mulheres) ou DELES (incluindo homens & mulheres)
ILIAJ pode ser DELES (só homens), DELAS (só mulheres) ou DELES (incluindo homens & mulheres)