"Liaj gepatroj loĝas en Aŭstralio."

Tradução:Os pais dele moram na Austrália.

June 3, 2018

13 Comentários


djrodfit

Pelo que entendi, liaj está no plural, e seria "deles". Acho, na minha pouco experiência, que a resposta seria "Os pais deles moram na Australia".

June 4, 2018

JatobaTiago

também tenho essa duvida, entre dele e deles

June 24, 2018

hgcordeiro

Não. O pronome concorda em número não com a pessoa, mas com a coisa possuída. "Os pais deles" seria "Iliaj gepatroj". É só pensar no pronome na primeira pessoa do singular: "miaj" não é "nosso", é "meus". "Nosso" é "nia" e "nossos" é "niaj". A confusão surge porque em português o pronome possessivo da terceira pessoa não varia em número.

Exemplificando acho que fica mais claro: (Ele - Li) O pai dele - Lia patro (Eles - Ili) O pai deles - Ilia patro (Ele - Li) Os pais dele - Liaj gepatroj (Eles - Ili) Os pais deles - Iliaj gepatroj

December 27, 2018

BrunoA.L.

"Peraê". Travou quando li "A confusão surge porque em português o pronome possessivo da terceira pessoa não varia em número". Varia, sim, não? Se não, por quê? Diacho eu estar "bugado" hoje. No caso, não seria dele(a)/dele(s), dela(s)? Ou até mesmo, dependendo do contexto, seu, sua/seus, suas? Faço referência a pronome possessivo em terceira pessoa. Obrigado desde já, hgcordeiro!

March 30, 2019

BrunoA.L.

Ah! Quanto às outras explicações, me ajudou demais. Tive o mesmo problema, evidente :) Obrigado =) Seria talvez melhor se só os adjetivos recebessem "j" - ah, ah!, mas tá bom: o legal é que força mais o cérebro [rs].

March 30, 2019

hgcordeiro

Veja o exemplo que dei ali em cima: 1ª pessoa: Meu pai / Meus pais (concorda em número) 2ª pessoa: Teu pai / Teus pais (concorda em número) 3ª pessoa: O pai dela / Os pais dela (não concorda em número)

April 1, 2019

Fatimalages

Só um comentário: há tantos países, por que insistir tanto na Austrália e nos Estados Unidos? Seria interessante conhecermos a grafia e pronúncia de outros.

November 12, 2018

CervejaGelada

Dele ou deles? Ou ambos estão corretos? Um especialista por favor responda...

July 30, 2018

hgcordeiro

Veja minha resposta na pergunta do djrodfit

December 27, 2018

FabioSouza672856

Dele ou deles?

August 14, 2018

ckajsjdjdj

j é para plural

January 30, 2019
Aprenda Esperanto em apenas 5 minutos por dia. De graça.