1. Fórum
  2. >
  3. Tópico: Esperanto
  4. >
  5. "Ĉu ĝi estas griza aŭ nigra?"

"Ĉu ĝi estas griza nigra?"

Tradução:Ele é cinza ou preto?

June 5, 2018

7 Comentários


bmBYbahV

"Ele é cinzento ou negro? " deveria validar: cinza e cinzento é o é igual (cinzento é mais usado que cinza em Portugal)


djrodfit

Eu coloquei "Isto é cinza ou preto", não aceitou. Como seria usando Isto?


[conta desativada]

    "Isto é cinza ou preto" = "Ĉi tio estas griza aŭ nigra".

    Tio = Isso ou aquilo. Pronome demonstrativo o qual usamos para quando falamos de coisas que estão distantes de nós.

    Ĉi = Partícula que indica aproximação.

    Portanto, Isto = Ĉi tio (ou Tio ĉi, tanto faz a ordem).


HamiltonM01

    Agradeço a excelente explicação, mas não achei essa teoria neste curso e nem em outro livro que possuo, portanto fica difícil acertar essa questão sem a disponibilidade de tal teoria que ensine isso. Pela teoria que recebi "Isto é cinza ou preto" estaria correto.


BrunoA.L.

    Talvez você veja esse conteúdo mais para frente, quando tiver numeração 20 de nível. De qualquer forma, há como pesquisar o que recebeu através de outros meios.


BrunoA.L.

    Poderia ser também: "xCu tio estas griza aû nigra?"?


FilipeeDM

    "Ĝi" só serve pra ele e ela, quando são animais, objetos, bebês, ou quando, e algumas pessoas usam quando não querem especificar o sexo.

    Mia komputilo misfunkciis, ĝi falis el la tablo. Meu computador não funcinou direito, ELE caiu da mesa.

    Aprenda esperanto em apenas 5 minutos por dia. De graça.