1. Fórum
  2. >
  3. Tópico: Esperanto
  4. >
  5. "Liaj hundoj estas tre grand…

"Liaj hundoj estas tre grandaj."

Tradução:Os cachorros dele são muito grandes.

June 6, 2018

23 Comentários


Jeferson075

Liaj não seria referente a deles?


Keciro

não, ilia é deles o 'J' de liaJ está concordando com o substantivo.


Katyluar

Com as palavras que aparecem só dá para formar a frase " Os seus cachorros são muito grandes" (que aceita como correta ), e não "Liaj hundoj estas tre grandaj"


Marcionilo.

Não entendi tua dúvida. Poderias explicar-me mais claramente, por favor?


Katyluar

Oi Marciolino, deixa eu ver como me explicar melhor. Sem usar o teclado, usando as palavras que aparecem, é possível apenas formar a frase "Os seus cachorros são muito grandes" como tradução para a frase " Liaj hundoj estas tre grandaj" , e não "Os cachorros "dele" são muito grandes que é a opção que acredito ser correta, e que , logo a seguir, aparece aqui como correta. Muito obrigada pela presteza da resposta :-)


Marcionilo.

Eu peço desculpas, mas eu não sei como resolver isso, acredito que seja um erro do próprio sistema do Duo. Depois tenta novamente e vê se normalizou, porque as sugestões que colocamos estão todas corretas. Não precisa agradecer, para mim é uma alegria tirar tuas dúvidas.


Katyluar

Imagina, não há o que desculpar, faço os comentários na tentativa de esclarecer alguma dúvida minha ou talvez por algum detalhe que passou despercebido. Sei que vcs fazem além das possibilidades. Estou muito contente pelo Esperanto no duolingo, há muito tempo que espero por isso :-)


kakarloscoelho

"Hundoj liaj estas tre grandaj" ou "La hundoj liaj estas tre grandaj" estaria correto?


Marcionilo.

Ambaũ manieroj eblas kaj estas ĝustaj. :)


[conta desativada]

    Não se utiliza o artigo definido junto ao pronome, pois o pronome já se define por si só. Exemplo: "Mia kato estas bela". O gato de quem/Qual gato é belo? R.: (O) meu gato.


Cristovao453263

    Eu coloquei seus cães são muito grandes e errei. Por quê?


Marcionilo.

    Essa forma é perfeitamente válida, só não sei por que é que não aceitou, mas ela consta no banco de respostas.


SergioWilliams3

    Oi Marcionilo. Poderias me esclarecer por que neste caso não aceita "estão"? Já que "estas" corresponde a ser/estar. Ou seja, "Os cachorros dele ESTÃO muito grandes", não deveria ser aceito?


Urtjcks

    ¿ « os cães deles » ?


Claudia709018

    Não entendo porque "liaj". Cachorros dele nao seria "lia hundoj"?


librulino
    Mod

    Não, porque em esperanto, nesse caso, o pronome também recebe a marca de plural. :)

    Ŝia hundo = o cachorro dela.

    Ŝiaj hundoj = os cachorros dela.

    Lia hundo = o cachorro dele.

    Liaj hundoj = os cachorros dele.

    Ilia hundo = o cachorro deles/delas.

    Iliaj hundoj = os cachorros deles/delas.


Keciro

    essa concordância verbal me buga, meu cérebro sempre tende a achar que liaj é deles mesmo eu sabendo que deles é ilia

    Aprenda esperanto em apenas 5 minutos por dia. De graça.