"Kial vi ne faras respondon?"

Tradução:Por que tu não respondes?

9 meses atrás

10 Comentários


bmBYbahV

Novamente em defesa do "Porque" no início das frases interrogativas no português de portugal:

https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/tres-regras-para-distinguir-o-por-que-do-porque/19743

8 meses atrás

eu_ogabriel

"Kial vi ne faras respondon?" e "Kial vi ne respondas?" tem alguma diferença?

9 meses atrás

Marcionilo.
Mod

"Kial vi ne faras respondon" É uma forma muito aportuguesada, e sabes que devemos nos empenhar para pensarmos na estrutura e estilo da língua que estamos aprendendo. A segunda opção é mais "esperantista".

9 meses atrás

RuidaPalma

Como assim "Porque você não faz uma resposta?" é "aportuguesado"? Nunca vi nenhum português, brasileiro, angolano etc. falar dessa maneira, e nem nenhum esperantista. "Faras respondon" -- Ein?

6 meses atrás

eugenio.ofs

Não diria muito esperantista, ppis é forma comum onde moro

5 meses atrás

bmBYbahV

Tratando-se de uma pergunta, seria talvez mais correcto dizer

"Por que não respondes tu?"

ou pelo menos

"Por que não respondes?"

(o "tu" é supérfluo por implícito)

8 meses atrás

bmBYbahV

Porquè "por que"?

Deveria ser "porque".

"Por que" significa qualquer coisa semelhante a "através do quê".

8 meses atrás

HamiltonM01

POR QUE: (1) é a junção da preposição por + pronome interrogativo ou indefinido e inicia perguntas diretas ou está presente no interior de perguntas indiretas, podendo ser substituído por “por qual razão” ou “por qual motivo”. (2) é a junção da preposição por + pronome relativo e terá o significado de “pelo qual” e suas flexões.

8 meses atrás

andredolie

(meme do Michael Jackson comendo pipoca)

4 meses atrás

HamiltonM01

Kial vi ne respondas? é muito mais simples.

4 meses atrás
Aprenda Esperanto em apenas 5 minutos por dia. De graça.