1. Fórum
  2. >
  3. Tópico: Esperanto
  4. >
  5. "Kiu kontinento estas pli gra…

"Kiu kontinento estas pli granda ol Eŭropo?"

Tradução:Qual continente é maior do que a Europa?

June 13, 2018

6 Comentários


bmBYbahV

Poderia ser:

"Qual é o continente maior que a Europa"

"Qual o continente maior que a Europa"

"Qual é o continente que é maior que a Europa"

ou

"Que continente é maior que a Europa"

Mas

"Qual continente é maior do que a Europa?"

é incorrecto.


Marcionilo.

Caríssimo, todas essas sugestões são viáveis, inclusive a última, que você julga incorreta, é a mais comumente usada em Português Brasileiro. É objetivo deste curso criar a quantidade maior de possibilidades para que evitemos erros constantes e isso desestimule os estudantes. Você sentiu isso na pele, em relação ao Português de Portugal, algo que lamento e estou me empenhando para diminuir -para isso conto com sua ajuda fazendo reportes sobre as faltas-.


MatheusBor650397

Em vez de "kiu" posso usar também "kio"?


Celioluzverde

NÃO, MatheusBor650397:

KIO pergunta sobre um objeto (a resposta seria um objeto). Teria que ser então KIO ESTAS.

KIU pergunta sobre uma identificação (qual continente)


Celioluzverde

bmBYbahV:

Não é correto utilizar o artigo "o" antes de "continente", porque não se trata de um continente específico (podem ser vários).

"Qual continente é maior do que a Europa?" = "Que continente é maior que a Europa" (ambos estão corretos).

Aprenda esperanto em apenas 5 minutos por dia. De graça.