"Nia praavino estas la patrino de niaj geavoj."

Tradução:Nossa bisavó é a mãe de nossos avós.

June 14, 2018

5 Comentários


bmBYbahV

De acordo com o Esperanto Dictionary do JC Wells, o prefixo "ge" quer dizer "both sexes together"

Isso poderia ser uma qualquer combinação de pais e mães.

Mas, o dicionário Esperanto-English em https://glosbe.com/eo/en/gepatroj

define "gepatroj" como sendo "parents; one's mother and father"

Extrapolando a aplicação do afixo "ge" para para "geavoj", isso significaria que "geavoj" é o conjunto dos avós de cada um (o pai e a mãe do pai e o pai e a mãe da mãe).

Em português, se a nossa bisavó é a mãe dos nossos avós, assumimos que somos primos aí em terceiro grau para evitar problemas legais aos nossos antepassados.

Mas em esperanto, se a nossa bisavó é mãe de nossos "geavoj" então eles são simultâneamente irmãos, porque têm a mesma mãe, e pais do pai ou da mãe de um de nós.

Ok, é confuso, mas a questão é: Estamos a afirmar que nossos avós cometeram incesto?

Ou o "ge" de "geavoj" significa apenas um grupo de avós de ambos os géneros sem quaisquer implicações de parentesco para além do facto de terem netos por definição?

June 14, 2018

Marcionilo.
Mod

Hahahahahahahahaha. Eu fiquei confuso, prefiro não entrar nesse passado sombrio em todos os sentidos possíveis. Mas se quiser sanar tua dúvida, procura o nosso grupo no Facebook, lá poderão te dar alguma explicação legal. :)

June 14, 2018

bmBYbahV

Pois.

Livro das caras "no can do", "nope", "nada", "niente".

Melhor dizendo (ou se calhar nem por isso, mas quem não sabe é como quem não vê, e há-de valer pela intenção) cá vai:

La privateco estas fundamenta homa rajto kiu la Fejsbuko ne respektas, tial mi ne respektas la Fejsbukon, kaj mi neniam kreis veran kovrilbildon en ĝia platformo. Kiam mi bezonis uzi ĝin por lerni kiel programi en ĝia API, mi estis devigata uzi malverajn kontojn, sed mi neniam uzis Fejsbukon por paroli kun homoj, nek reala nek imagata.

Mas ok, está-se bem na mesma :)

June 15, 2018

Skapata

* kiun Fejsbuko

* mi ne respektas Fejsbukon

* bezonis

* mi neniam uzis Fejsbukon

September 29, 2018

bmBYbahV

:)

Dankon!

October 7, 2018
Aprenda Esperanto em apenas 5 minutos por dia. De graça.