1. Fórum
  2. >
  3. Tópico: Esperanto
  4. >
  5. "Kial vi ne respondas mian de…

"Kial vi ne respondas mian demandon?"

Tradução:Por que tu não respondes a minha pergunta?

June 16, 2018

10 Comentários


CesarRioBrasil

Só a primeira resposta é correta. Não é certo dizer ''responder A minha pergunta'', pois quem responde, responde ALGUMA COISA (e NÃO A alguma coisa). A pessoa responde algo A alguém.


Celioluzverde

É preciso lembrar que o foco é o ESPERANTO, o idioma que está sendo aprendido.

Não devemos nos deixar perder em discussões e controvérsias EM PORTUGUÊS. Vamos tentar pensar em ESPERANTO, na regência EM ESPERANTO e debater o PORTUGUÊS no forum de PORTUGUÊS. Assim será mais produtivo.


eugenio.ofs

Acho que o foco é ESPERANTO PARA QUEM FALA PORTUGUÊS, assim as duas línguas estão em discussão.


bmBYbahV

Seria mais correcto dizer "Por que não respondes tu a minha pergunta?"


bmBYbahV

E o "tu" é supérfluo.


Norbert931570

Nao ha a necessidade do artigo "la" nessa questao! Ao menos, na frase em Esperanto nao consta o artigo, portanto, nao é errado a traduçao em portugues sem a mesma.


CelioFM

Ô Norbert931570:

Quando mudamos de idioma, muda-se também a regência de muitos verbos.

Assim, em um idioma pode ser necessária ou obrigatória a preposição enquanto em outro idioma a preposição pode ser desnecessária ou proibida.

A tradução não deve ser sempre palavra por palavra.


CelioFM

Para aqueles que desejem focar no idioma Português, recomendo o site

https://www.tjsc.jus.br/web/servidor/dicas-de-portugues/-/asset_publisher/0rjJEBzj2Oes/content/qual-a-regencia-verbal-de-responder-?inheritRedirect=false

que aborda de maneira bem abrangente a regência do verbo "responder".


PaladinoParx

Os gauchos q me peedoem mas por que eu nao posso usar voce ao invés de tu, sendo q o signidicado é o mesmo


Felipezouk

Por que ao em vez de TU não colocam logo o Você facilita muito ja que o objetivo é falar o idioma e poucas pessoas usam o tu cotidianamente ?

Aprenda esperanto em apenas 5 minutos por dia. De graça.