"Kial ŝi kolektas antikvajn forkojn?"

Tradução:Por que ela está colecionando garfos antigos?

June 23, 2018

4 Comentários


bmBYbahV

Tentando de novo:

Em pt pt o motivo de um facto indaga-se com o "porque" independentemente de estar no início ou não da frase, como bem explicam as links do comentário anterior.

O "por que", onde quer que esteja na frase, indaga "por que meios" ou "para que fim" se procede à actividade aludida na pergunta.

Mas, e isso é importante, não construímos as perguntas simplesmente colocando o "porque" antes da frase que documenta o facto.

Em vez disso, invertemos verbo e sujeito, ou usamos a construção "porque é que".

Assim, em pt pt deveriam validar as frases:

"Porque é que ela está colecionando garfos antigos?"

e

"Porque está ela colecionando garfos antigos?"

Claro que colecionar (ou "coleccionar" antes do AO) é uma actividade (ou atividade depois do AO) naturalmente prolongada, pelo que o uso de tempos verbais contínuos é desnecessário, devendo portanto também validar:

"Porque é que ela coleciona garfos antigos?"

e

"Porque coleciona ela garfos antigos?"

Mas se quisermos mesmo usar um tempo contínuo, em português o infinitivo é mais comum que gerúndio, pelo que devem ainda validar as frases:

"Porque é que ela está a colecionar garfos antigos?"

e

"Porque está ela a colecionar garfos antigos?"


Exemplos do ciberdúvidas:

– Porque vais?
– Porque se faz tarde.

– Por que vais?
– Vou pelo pão! (Ir por… = ir em busca de…)

– Por quem vais?
– Vou pelo meu irmão…

– Por que esperas?
– Pela guia de marcha.

– Por quem esperas?
– Pelo meu colega.

– Porque esperas?
– Porque prometi esperar.

September 9, 2018

bmBYbahV

Começo a achar que em pt br "porque" não existe!

"Por que" não interroga motivos mas meios. (pelo menos em pt pt)

June 23, 2018

Marcionilo.
Mod

Porque é para respostas. Por que para perguntas em início de frase. Por quê para perguntas em finais de frase.

June 23, 2018

bmBYbahV

Uau!

Estou a descobrir que as duas variantes do português são mesmo muito diferentes.

pt br: https://brasilescola.uol.com.br/gramatica/por-que.htm

pt pt: https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/artigos/rubricas/idioma/porque-ou-por-que/2220

Exemplo:

P. Porque votas? = Por que razão vota? = Qual a razão por que votas?

R. Porque acho ser meu dever votar./Porque quero a vitória do meu partido.

P. Por que votas? = Por que coisa (alternativa/programa) votas?

R. Voto por aquilo em que acredito. Não tenho por que votar.

Nota: Como disse noutro lado, é muito difícil encontrar conteúdo online em português que não seja de origem brasileira, pelo que essa foi a única página com uma boa explicação sobre a utilização do "porque" que encontrei no duckduckgo.com (sim, não uso o google).

June 24, 2018
Aprenda Esperanto em apenas 5 minutos por dia. De graça.