1. Fórum
  2. >
  3. Tópico: Esperanto
  4. >
  5. "Kien mi metus tion?"

"Kien mi metus tion?"

Tradução:Aonde eu poderia colocar isso?

June 26, 2018

8 Comentários


RosangelaS643018

Kie=onde Kien= aonde ( movimento)


AdonisSaliba

"Onde colocaria isso?" (Pergunta-se o local onde deveria colocar. O enfoque é o local. "Aonde eu irei?" O enfoque é o deslocamento em direção a algum local ou lugar, equivalente a "Para onde irei?"


Biagio.Barbosa

Aonde é errado, e tolerado como aceitável na língua falada.


Celioluzverde

Biagio.Barbosa:

"Para começo de conversa, as duas formas estão corretas, porém, cada uma delas deve ser usada em situações distintas. Gramaticalmente, ambas fazem parte da classe dos advérbios, o que significa que “onde” e “aonde” servem para acompanhar e modificar um verbo.

Sabendo disso, vamos entender como usar cada uma delas corretamente:

Onde: Indica o lugar em que algo ou alguém está. Emprega-se “onde” com verbos que indicam permanência, ou seja, ausência de movimento.

Por exemplo: “Conheço o lugar onde você o encontrou”. O verbo “encontrar” não indica movimentação. Assim como verbos como estar, ser, morar, ficar…

Aonde: Também indica lugar. No entanto, deve ser usado com verbos que indicam movimento e que são regidos pela preposição “a”.

Por exemplo: “Não sei aonde íamos”; “Ele não viu aonde o filho foi”. O verbo “ir” (íamos, foi) indica a ideia de movimento. Outros com essa ideia são: chegar, voltar…"

texto copiado de

https://guiadoestudante.abril.com.br/blog/duvidas-portugues/8220-onde-8221-ou-8220-aonde-8221/


Celioluzverde

DUOLINGO:

"Kien mi metus tion?"

Aonde eu colocaria isso?

Aprenda esperanto em apenas 5 minutos por dia. De graça.