1. Fórum
  2. >
  3. Tópico: Esperanto
  4. >
  5. "Sofia ĝuas babili kun Adamo …

"Sofia ĝuas babili kun Adamo en la babilejo."

Tradução:Sofia aprecia bater papo com Adão no bate-papo.

June 30, 2018

4 Comentários


bmBYbahV

Não sei se as hipóteses existem, porque o exercício é de escolha de palavras, mas em pt pt "bater papo" é conversar ou falar. Se quisermos usar calão é "dar duas de treta", por exemplo, "estive no café a dar duas de treta com a minha irmã".

Em pt pt "papo" tem muitos significados, incluindo alguns bem perto da garganta, mas nenhum tem a ver com conversa. Os Portugueses conhecem bem a expressão das telenovelas brasileiras, mas não a usam.

Quanto a "sala de bate-papo", usamos tipicamente os estrangeirismos "Messenger" ou "MSN" e o termo "mensageiro" desde que a marca Sapo publicou o "Mensageiro do Sapo". As salas de conversa (salas de chat) associam-se ao velhinho MIRC, que já só se mantém em utilização por permitir encriptação, e não se referem geralmente relativamente a aplicações de mensagens.

Com as novas ferramentas de comunicação (WhatsApp e afins) usamos o nome das aplicações. Em calão, "Bora falar no WhatsApp?" ("Bora" de embora com o significado de despacha-te, vamos embora) ou normalmente "vamos falar no WhatsApp". Às vezes traduzimos os nomes das aplicações por ironia (ficam cómicos). Por exemplo, a tradução correcta para "chatroom" é "parlatório".

Nota-se muito que estou a assumir que "bater papo" é calão? Na verdade não tenho a certeza disso.


CrisGraaf

"Calão" seria "gíria"? Palavras criadas naturalmente nas ruas pelos usuários do idioma? Sim, "bater-papo" é uma gíria, geralmente usada pelos jovens ou em ambientes informais, em família... Mas boa parte da população brasileira usa mesmo "falar" ou "conversar".


Monteiro65625

Babilejo também significa sala de chat. Então a minha resposta: "Sofia aprecia bater papo com Adão na sala de chat.", também está certa.


eduardolombello

Há alguma diferença de significado na frase ao trocar o 'ĝuas' por 'ŝatas'?

Aprenda esperanto em apenas 5 minutos por dia. De graça.