1. Fórum
  2. >
  3. Tópico: Esperanto
  4. >
  5. "Eble vi fartos pli bone morg…

"Eble vi fartos pli bone morgaŭ."

Tradução:Talvez você se sentirá melhor amanhã.

June 30, 2018

9 Comentários


bmBYbahV

"Talvez você estará melhor amanhã." é esquisitíssimo. Deveria ser "Talvez você esteja melhor amanhã." Trata-se de um futuro implícito.

Para manter o tempo do verbo no futuro a frase teria de ser qualquer coisa como "Você estará talvez melhor amanhã".


RuidaPalma

Passados três meses continua tudo invalidado.


bmBYbahV

"Talvez te sintas melhor amanhã" não valida e corrige para:

"Talvez tu estarás melhor amanhã".

Embora a frase em Esperanto esteja no futuro, a tradução com o verbo no futuro soa muito mal, e a utilização do presente na frase em português tem exactamente o mesmo significado.


Celioluzverde

Clique em REPORTAR.


CesarRioBrasil

O problema é que TALVEZ pede o presente do subjuntivo. Por isso a resposta do exercicio soa tao estranha. O melhhor seria dizer: talvez você se sinta melhor amanhã.


bmBYbahV

Concordo.

Era bom que eles se despachassem a corrigir para começar a insistir na questão da segunda pessoa ("talvez te sintas melhor amanhã"), de qualquer modo, nesta frase, "ser" e "estar" são traduções igualmente válidas para "farti".


eugenio.ofs

Pacon kaj bonon!

TALVEZ pode o presente do substantivo? Por quê?


Celioluzverde

Ô eugenio.ofs:

Não é "presente do substantivo". É "presente do SUBJUNTIVO" (gozação, apenas...). É um typo, evidentemente.

"TALVEZ pode", não! "TALVEZ PEDE" (outro typo, evidentemente).

TALVEZ pede o SUBJUNTIVO em Português. Se existisse o subjuntivo em E-o, utilizá-lo-íamos. Mas não existe. Por isso, se utiliza o futuro simples em Esperanto.


NunoRafael13

Rejeitou: Possivelmente, tu sentir-te-ás melhor amanhã

Aprenda esperanto em apenas 5 minutos por dia. De graça.