"Mi kaptos tiun insekton."

Tradução:Eu vou pegar aquele inseto.

June 30, 2018

4 Comentários


bmBYbahV

O exercício é de escolha de palavras, não sei se a hipótese existe em outros, mas em pt pt não se diz "pegar o insecto" mas "apanhar o insecto". O verbo "pegar" é usado em portugal de modo distinto do uso dado no brasil.

Dizemos "pegar na cafeteira" e não "pegar a cafeteira", "peguei no livro" e não "peguei o livro", "eles pegaram num quilo de fruta" e não "eles pegaram um quilo de fruta", ou "pegávamos em sapatos" e não "pegávamos sapatos".

Em pt pt a preposição é imprescindível, em pt br usa-se o artigo, definido ou não.

Tipicamente "pegar" está associado a um processo e não a uma acção completa. Para acções completas usamos "apanhar", por exemplo "ele apanhou a bola" ou "ele pegou na bola e atirou-a".

June 30, 2018

Marcionilo.
Mod

"Pegar" encontra-se entre as possibilidades de tradução.

July 1, 2018

bmBYbahV

O problema é que pegar aparenta ser a única possibilidade, precisamente a que em pt pt não funciona.

O "pegar" exige a proposição ("pegar em" ou "pegar no" e não "pegar o") e não serve para usar com coisas que se mexem.

July 24, 2018

bmBYbahV

Descobri que "capturar" funciona, mas só em

"Eu capturarei esse inseto"

Não em "Vou capturar esse insecto".

Mas pelo menos com o "capturarei" não tenho de dizer que "pego" insectos.

August 12, 2018
Aprenda Esperanto em apenas 5 minutos por dia. De graça.