1. Fórum
  2. >
  3. Tópico: Esperanto
  4. >
  5. "Adão, qual é o seu endereço?"

"Adão, qual é o seu endereço?"

Tradução:Adamo, kiu estas via adreso?

July 1, 2018

13 Comentários


thiagobn25

KIu esta correto mas em outros exerci´cios esta como kio


Mikael1903

Com o kio se usa em assuntos sem detalhes, e não são seguidos por substantivos. Se for algo especifico se usa o kiu . Espero ter ajudado


HamiltonM01

O thiagobn25 está certo, tem um exercício aqui nesta mesma lição (nível 4 acho), cuja pergunta é EXATAMENTE igual a esta, e está como resposta certa "KIO", tenho o print aqui mas não achei opção para postá-lo.


Marcos373233

Não entendo. Tem uma que diz "Kio estas la adreso de via kafejo", e agora tem uma com "kiu". Afinal, qual a diferença?


PLC.Luis

No nível 3 tem uma frase literalmente igual: Adamo, kio estas via adreso. Agora disseram que está errado. Qual é o certo, então?


Elefanteby

"Via" não seria "teu"?


BrunoA.L.

Em "Adamo, kiu estas via adreso?" não deveria vir antes "^❤❤"? Está claro que não tenho opção aqui de colocar sobre "c" o sinal "^". Quem me dera! Em celular aparece tal opção e outras? Dankon.


Shirley951784

Quando não temos essa possibilidade no teclado podemos colocar a letra X depois da letra em que se quer colocar o ^ ex: Cxu vi sxatas lakton? Ok? Outra coisa, onde aparecem as partículas interrogativas como KIO, KIU, KIOM, KIE entre outros, não se usa o CXU. Deu para entender?


Keciro

ué é só clicar no simbolo de "planeta" do celular que tem opção de dar suporte pra outros idiomas.


RosaniaMen3

Porque não usar o "ču" nesta pergunta?


Ifagor

porque o kiu/kio já esta fazendo o "papel de perguntar". Que nem em: "Kiel vi fartas?" -- "Como você está?". Quando não tem niguém que faz o "papel de perguntar" ou seja deixar a frase como interrogativa, usa-se o cxu ! Esse cxu é igual ao uso do "do" no inglês sendo o auxiliar na interrogação. Isso é complicado mesmo porque na nossa lingua portuguesa nao tem isso de auxiliar de perguta. Exemplo: Portugues: Voce quer comer ? Ingles: Do you want to eat ? Esperanto: Cxu vi volas mangi ? (voli - verbo querer) (volas - qer (as - presente))

Aprenda esperanto em apenas 5 minutos por dia. De graça.