1. Fórum
  2. >
  3. Tópico: Esperanto
  4. >
  5. "Ili estas belaj leteroj."

"Ili estas belaj leteroj."

Tradução:Elas são cartas belas.

July 9, 2018

12 Comentários


renan_borges_

O correto não seria "Gxi estas belaj leteroj" em vez de "ili"? Para "cartas" (objetos) achei que se usasse "gxi" e não "ili/li/sxi".


[conta desativada]

    Não. Ĝi é um pronome singular. Ili é o plural de ŝi, li e ĝi.


Celioluzverde

    DANKON, Elizabeth.


Immotay

    Tenho a mesma dúvida, achei que ‘Ili estas belaj leteroj’ ficaria como ‘Eles(as) têm cartas bonitas’ como se estivesse se referindo a uma loja de cartões postais ou algo do tipo.


Celioluzverde

    Immotay:

    ILI = ELAS

    ESTAS = SÃO

    BELAJ = BELAS

    LETEROJ = CARTAS

    TÊM = HAVAS.

    Eles(as) têm cartas bonitas = ILI HAVAS BELAJN LETEROJN.


leopazpoa

    Essa frase ficou bem artificial.


Luciano232162

    Não é o mesmo que “elas são belas cartas “?


    [conta desativada]

      Sim. Quando tua resposta não for aceita, tu podes reportar, assim os colaboradores analisarão e aceitarão.


mauro730

      Ili também pode ser considerada "estas" .. "Estas cartas são belas", não é?


      [conta desativada]

        Até onde eu sei, ILI= eles/elas.


Celioluzverde

        NÃO, mauro730!

        ILI = ELES, ELAS

        "Estas cartas são belas" = TIUJ ĈI LETEROJ ESTAS BELAJ.

        Aprenda esperanto em apenas 5 minutos por dia. De graça.