1. Fórum
  2. >
  3. Tópico: Esperanto
  4. >
  5. "Kio estas la signifo de tiu …

"Kio estas la signifo de tiu vorto?"

Tradução:O que é o significado dessa palavra?

July 9, 2018

4 Comentários


bmBYbahV

Deveria ser "Qual é o significado dessa palavra?";

"O que é o significado dessa palavra?" questiona a própria noção de significado antes de considerar a palavra em causa (pelo menos em pt pt).

A menos que a intenção seja mesmo essa.

Usar o "Kio" para questionar um significado faria mais sentido com uma frase como: "Kio signifas tiu vorto" mas ainda não sei esperanto suficiente para ter a certeza disso ("signifi" é como o "esti" relativamente ao acusativo certo?).


CaBRonx

Sim, esse foi um questionamento do significado. Inverta a frase, ficará mais claro: "O significado dessa palavra é o quê?" (ex.: um animal, uma ciência, uma doença, um objeto etc.). Caso não fosse uma contestação, sim, deveria ser "Kiu".


Celioluzverde

bmBYbahV:

SIGNIFI não é como o ESTI.

ESTI é verbo de ligação (não admite acusativo).

SIGNIFI é verbo nocional (é obrigatório o acusativo de objeto direto).

KION signifas tiu vorto?

SILENTO signifas KONSENTON.


Celioluzverde

"KIU estas la signifo de tiu vorto?"

QUAL É o significado dessa palavra?

Aprenda esperanto em apenas 5 minutos por dia. De graça.