"Pomo estas sub la tablo."

Tradução:Uma maçã está sob a mesa.

July 13, 2018

6 Comentários
Esta conversa está trancada.


eu_ogabriel

Pode significar também "Tem uma maçã sob a mesa"? Já que as vezes esti pode significar ter ou haver, e a frase em esperanto poderia ser escrita "Estas pomo sub la tablo"


Marcionilo.

Essa sua sugestão funcionaria para o esperanto, já que o verbo de ligação "ser" pode funcionar como verbo existencial, mas em português não funciona assim, caríssimo.


eu_ogabriel

Sim, em português não funciona, mas se eu quiser falar essa frase pra significar o verbo "ter" em esperanto, e não quiser usar "havi", não há nenhum impedimento, certo?


Celioluzverde

eu_ogabriel:

HAVI = TER somente no sentido de POSSUIR.

ESTI = HAVER, no sentido de EXISTIR.

HAVI nunca é facultativo ou opcional. Só pode ser usado no sentido de POSSUIR.


aventureirorico

Ou em baixo da mesa. Muitas vezes o sub é tratado como embaixo


Aloysio484763

Esse locutor é péssimo, na dicção dele tá saindo "komo" e não "pomo".

Aprenda esperanto em apenas 5 minutos por dia. De graça.