"Kial la krokodilo iras trans la straton?"

Tradução:Por que o crocodilo está indo para o outro lado da rua?

July 18, 2018

11 Comentários
Esta conversa está trancada.


bmBYbahV

"Ir para o outro lado da rua" continua a não ser "atravessar"

Não compreendo.

Continuo a achar que "Porque é que o crocodilo atravessa a rua?" deveria validar.


Celioluzverde

Sim, desde que a frase comece com "Por que" (separado), bmBYbahV, pois se trata de uma pergunta.


Moiss259844

Mas não é mesmo.

Veja o meu comentário em resposta à CrisGraaf.


CrisGraaf

"Kial la krokodilo iras trans la straton?" = "Kial la krokodilo trairas la straton?" Tradução : "Porque o crocodilo atravessa a rua?"


Moiss259844

Você se equivocou. É um falso cognato.

Atravessar = transiri = ir além = ir deste lado da rua para o outro lado

Trairi = ir através = seguir o caminho da rua, pela própria rua = ir do início da rua até o final, por exemplo


Celioluzverde

CrisGraaf:

"Kial la krokodilo trairas la straton?" é uma tradução perfeita.

Para a outra frase, eu preferiria não usar o acusativo, pois, neste caso, ele é desnecessário, e até mesmo não recomendado por uma das 16 regras fundamentais do E-o:

"Kial la krokodilo iras trans la strato?"


hugoxrosa

Entendi que se usa acusativo com preposição quando se trata de um movimento para uma determinada posição. Mas, ainda estou apredendo se alguém souber esclarecer agradeço.


Celioluzverde

hugoxrosa:

Em 2 casos muito especiais, usa-se preposição seguida de acusativo. São eles:

1) acusativo de direção e movimento (quando a preposição não indica, por si só, o movimento e direção);

2) acusativo de clareza.

Ex: Ŝi batos LIN, anstataŭ MIN (mi estis bonŝanca, ĉar ŝi preferas bati LIN, ne MIN).

Ŝi batos LIN, anstataŭ MI (Mi ne batos, sed ŝi batos).


eugenio.ofs

Ĉar ĝi volas amari la krokodilino


Celioluzverde

AMORI, eugenio.ofs.

AMORI la KROKODILINON.


eugenio.ofs

Ĉar ĝi ne ŝatas krokodili.

Aprenda esperanto em apenas 5 minutos por dia. De graça.