1. Fórum
  2. >
  3. Tópico: Esperanto
  4. >
  5. "Mi demandos al li."

"Mi demandos al li."

Tradução:Eu perguntarei a ele.

July 18, 2018

7 Comentários


bmBYbahV

"Eu perguntar-lhe-ei" corrige para "Eu perguntarei-lhe"

"perguntarei-lhe" é um erro muito grave.


bmBYbahV

"Eu perguntar-lhe-ei" continua a corrigir para "Eu perguntarei-lhe".

Caso haja dúvidas, ver por favor o exemplo 3 a) em:

https://educadoraarletevidal.blogspot.com/2012/06/colocacao-pronominal-8-ano.html


andredolie

Nesse caso também pode ser "Mi demandos lin"?


Celioluzverde

Sim, andredolie:

"Mi demandos lin" utiliza o ACUSATIVO DE SUBSTITUIÇÃO DE PREPOSIÇÃO.


AlucardJrOficial

"Eu perguntarei À ele". Suponho que este 'a' seja craseado.


Celioluzverde

Não, AlucardJrOficial:

Nunca se usa acento indicativo da crase antes de palavra masculina.

Porque a crase é a união da preposição A com o artigo A

À = A + A.

Também nunca ocorre crase antes de pronome pessoal (seja masculino, seja feminino, seja singular, seja plural).


MLu960656

esta difícil de entender essa e outras pronúncias

Aprenda esperanto em apenas 5 minutos por dia. De graça.