1. Fórum
  2. >
  3. Tópico: Esperanto
  4. >
  5. "Eu não estou falando inglês."

"Eu não estou falando inglês."

Tradução:Mi ne parolas la anglan.

July 20, 2018

3 Comentários


patrader

Pedi já mais que uma vez ajuda no esperanto.Cadê otreinador pessoal?Quero saber quando utilizo o "n" no fim da palavra.Ex, la angla ou la anglan, vortaro - vortaron?.Obrigadinho...


EmersonAlm19

Olá, a forma (angla/anglan) vai depender da função da palavra na frase.

É necessario saber discernir o que é sujeito e objeto direto (acusativo).

Exemplo:

Mi ŝatas anglan. Eu gosto de inglês. A palavra 'anglan' é objeto direto do verbo 'ŝatas', logo vai receber a desinência -n como indicativo de objeto do verbo. Suponho que você tenha feito a lição sobre o 'acusativo', que para nós do português é objeto direto. Agora o exemplo com a forma 'angla': 'La angla estas bela'. Veja que 'angla' está ocupando o papel de sujeito, logo não pode receber desinência de acusativo. E 'bela' não está no acusativo porque o verbo 'sati' não pede acusativo, mas um predicativo. Espero ter ajudado.


joaBRsouza

Excelente explicação.

No texto acima onde lê-se:

"... acusativo porque o verbo 'SATI' não pede acusativo..."

Leia-se:

"... acusativo porque o verbo 'ESTAS' não pede acusativo..."

(Deve ter sido o corretor ortográfico que mudou a palavra)

Aprenda esperanto em apenas 5 minutos por dia. De graça.