1. Fórum
  2. >
  3. Tópico: Esperanto
  4. >
  5. "Ĉu ilia flago estas verda aŭ…

"Ĉu ilia flago estas verda blua?"

Tradução:A bandeira deles é verde ou azul?

July 21, 2018

12 Comentários


FilipeeDM

Mas de maneira geral pra se iniciar perguntas, quando não se usa nenhum correlativo (kiu, kio, kiam, kiel, kial, kies), vc deve usar o "ĉu".


Kratus_Hir

Parece que "flago" está sendo pronunciado com som de r [ràgô]


Letcia588318

eu percebi isso também!


renan_borges_

"Cxu" não seria para indicar perguntas para cujas respostas são apenas "sim" ou "não"? Não é o caso desta pergunta.


FilipeeDM

Não apenas, mas que na sua resposta tem o sim, ou não, e pode ser seguida de mais informações.


Celioluzverde

renan_borges:

Usa-se ĈU, quando a resposta é uma entre duas alternativas:

Ilia flago estas verda? aŭ

Ilia flago estas blua?

Só admitem duas respostas: Blua ou Verda.


RombergdeS

Por que as cores nessa frase não contém a terminação do acusativo?


Keciro

o verbo ser/estar não pede acusativo.


Celioluzverde

Não, Keciro:

O verbo ESTI = SER, ESTAR nunca admitem acusativo. NUNCA!

Eles em geral são VERBOS DE LIGAÇÃO, e por isso não têm objeto direto. Têm PREDICATIVO.

Exceto em poucos casos, como na frase filosófica:

"Deus É" (não tem objeto direto) - Aqui, SER não é verbo de ligação.

Eu ESTOU em casa (não tem objeto direto) "em casa" é complemento circunstancial (advérbio de lugar). - Aqui, ESTAR não é verbo de ligação.


Kratus_Hir

Eu havia raciocinado que o acusativo servia para afirmações e nunca para perguntas. Nesse caso, indo por esse raciocínio, sendo uma pergunta não haveria acusativo... Estou baseando meu aprendizado 100% no Duolingo.


Celioluzverde

Kratus_Hir:

O uso do acusativo independe de a frase ser afirmativa, negativa ou interrogativa. Deve ser utilizado sempre que houver um objeto direto.


Celioluzverde

Rombergde:

O verbo ESTI (ESTAS) nunca admite o acusativo.

"ESTAS" não tem objeto direto, que justificaria o acusativo.

Aprenda esperanto em apenas 5 minutos por dia. De graça.