1. Fórum
  2. >
  3. Tópico: Esperanto
  4. >
  5. "La infanoj havas verdajn fla…

"La infanoj havas verdajn flagojn."

Tradução:As crianças têm umas bandeiras verdes.

July 21, 2018

7 Comentários


VictorOliv434368

Alguem pode me ajudar no acusativo, quando que eu uso o "n"


[conta desativada]

    De uma forma simples, esse N é usado para indicar quem sofre a ação. Em português isso não existe, mas em esperanto sim.

    Exemplos:

    1- Li amas viN= ele ama você (você que está sendo amado recebe N).

    2- Vi amas liN= você o ama (ama "ele"). Neste caso, ele que está sendo amado, então recebe N.

    Nota: quando se usa ESTAS, não se coloca N. Ex: la pomo estas bongusta (a maçã está gostosa).


renan_borges_

    Não deveria aceitar "filhos" além de "filhas" como resposta correta?


FilipeeDM

    Não, a não ser que no lugar de "infanoj", fosse "filoj".


    [conta desativada]

      Já vi, aqui no Duolingo, infano/j sendo traduzida como filho/s, mas quando são pais que falam, por exemplo "Miaj infanoj havas verdajn flagojn". Já vi também ido/j(cria/s) sendo usado nesse mesmo sentido.

      A tradução "mais correta" para "filhos e filhas" seria "gefiloj". O "ge-" indica ambos os sexos.


Plazul1

      adjetivo sempre vem antes do substantivo?


CaioCarvalho99

      É mais comum ser adjetivo + substantivo, só que isso não é obrigatório pode inverter a ordem.

      Aprenda esperanto em apenas 5 minutos por dia. De graça.