1. Fórum
  2. >
  3. Tópico: Esperanto
  4. >
  5. "Multaj poloj loĝas en Usono."

"Multaj poloj loĝas en Usono."

Tradução:Muitos poloneses moram nos Estados Unidos.

July 22, 2018

6 Comentários


mendes.sergio

A resposta precisa também aceitar EUA para Usono, como ocorre em outras respostas.


MatheusBor650397

Alguém sabe quando usar multe multa e tre?


Celioluzverde

MULTA é adjetivo (por isso, termina em A)

TRE = MUITO (no sentido de intensidade), é ADVÉRBIO.

MULTE = MUITO (no sentido de quantidade), é ADVÉRBIO.

Li parolas MULTE = Ele fala muito (quantidade de palavras proferidas)

MULTA AKVO mortigas la planton = Muita água mata a planta.

MULTE DA AKVO é sinônimo de MULTA AKVO.

MULTE DA AKVO mortigas la planton = Muita água mata a planta (excesso de água).

Mi TRE ŝatas mineralan akvon = Eu gosto muito de água mineral (intensidade).


BrunoA.L.

Poderia ser "Loxgas en Usono multajn polojn"?


CelioFM

Não poderia ser, BrunoA.L.

Porque a mudança da ordem das palavras não altera o uso do acusativo.

Ao contrário, o acusativo existe exatamente para liberar a ordem das palavras na frase.

MULTAJ POLOJ é SUJEITO, em qualquer posição, logo, fica no NOMINATIVO.

Logxas en Usono MULTAJ POLOJ.

(o X deve ser colocado depois do G, não antes, em logxas)


CarlosDias887186

É igualmente correto, em português, dizer "polacos".

Aprenda esperanto em apenas 5 minutos por dia. De graça.