1. Fórum
  2. >
  3. Tópico: Esperanto
  4. >
  5. "Ĉu vi havas unu aŭ du vortar…

"Ĉu vi havas unu du vortarojn?"

Tradução:Você tem um ou dois dicionários?

July 23, 2018

7 Comentários


patrader

Duvido que receba uma resposta ao meu pedido recorrente.Há semanas que peço ajuda em vão...Penso desistir deste curso.Continuo com uma dúvida e terei que ir procurar noutro lado a resposta."QUANDO ACRESCENTO UM "N" NO FIM DAS PALAVRAS?...


[conta desativada]

    Esse "N" chama-se acusativo. Ele é utilizado para marcar o objeto direto da frase, ou seja, aquilo que sofre a ação do verbo. Assim, no Esperanto, as frases, diferentemente do português, podem ter inúmeras formas com palavras em variadas posições sem que o sentido seja perdido. Vamos aos exemplos:

    No português, na frase "João ama Maria", entendemos que Maria é amada por João pela posição que a palavra está na frase, logo após o verbo. Se trocássemos a posição dos substantivos "Maria ama João", a frase já ganharia outro sentido, e agora João sofreria a ação verbal.

    Já no Esperanto, se formos traduzir a primeira frase, ficaria "João amas Marian". Se trocarmos a ordem das palavras, como o objeto está marcado com o acusativo, a frase continua tendo o mesmo sentido. Na frase "Marian amas João", Maria continua sendo amada graças ao -n. :)

    Há também outros usos para o -N, porém se você entender este por agora, já está de bom tamanho.

    Obs.: Nas frases com verbo que indica estado, como é o caso de "esti", não se usa acusativo. Não importa a posição das palavras nas frases com o verbo ser/estar, pois não há um objeto direto, assim o sentido não se altera.


AgostinhoD17

    Só agora percebi o n


janilson.r

    Já entendi o uso do N só não entendi o uso dele nessa frase do exercício


BrunoA.L.

    Como fica a virgulação em esperanto se o sentido da tradução for "Você tem um, ou dois dicionários?"?

    Aprenda esperanto em apenas 5 minutos por dia. De graça.