1. Fórum
  2. >
  3. Tópico: Esperanto
  4. >
  5. "Quantas cadeiras você tem em…

"Quantas cadeiras você tem em casa?"

Tradução:Kiom da seĝoj vi havas hejme?

July 25, 2018

4 Comentários


bmBYbahV

Não devia ser "Kiom da seĝoj vi havas hejmen?"?


Celioluzverde

Não, bmBYbahV:

O acusativo aqui não teria qualquer justificativa, pois o verbo HAVI não indica movimento.

SEĜO também não vai para o acusativo, embora seja objeto direto, porque está antecedido de preposição (DA).


RosaniaMen3

Kion DA seğoj vi havas hejme? Qual a função do DA nesta frase?


Celioluzverde

RosaniaMen3:

O DA é para indicar quantidade de cadeiras.

A primeira palavra deve ser KIOM (não kion).

Aprenda esperanto em apenas 5 minutos por dia. De graça.