1. Fórum
  2. >
  3. Tópico: Esperanto
  4. >
  5. "La hundoj dormas, ĉar ili es…

"La hundoj dormas, ĉar ili estas lacaj."

Tradução:Os cachorros dormem, porque eles estão cansados.

August 1, 2018

16 Comentários


bbianunes

Basicamente, pra todo plural é só acrescentar um 'j' no final da palavra?


k1924

Sim, acredito que tanto substantivos quanto adjetivos recebem esse final


Celioluzverde

Sim, bbianunes.

Para formar o plural em E-o, basta acrescentar um "j" no final da palavra.


paulo918696

Mais problemas devemos decidir se é li ou ği


Celioluzverde

paulo918696:

LI = ELE (para seres humanos)

ŜI = ELA (para seres humanos)

ĜI = ELE ou ELA (para seres não-humanos, ou para bebês humanos)

ILI = ELES/ELAS (para todos por igual, seres humanos ou seres não-humanos).


vanessa43

Então a resposta correta não deveria ser com "ĝi"? Ele validou com "ili" sendo um cachorro.


CelioFM

vanessa43:

Seria com "ĝi" se a frase estivesse no singular.

O plural de "ĝi" é "ili".


vanessa43

Muito obrigada. Isso me intrigava muito, agora não esqueço mais, rsrs.


Cilene713720

Nao foi aceito cao no lugar de cahorro,porque?


Celioluzverde

Cilene713720:

Você disse:

Não foi aceito "cão" no lugar de "cachorro", por quê?

Resposta: Deveria ter sido aceito.

Clique em REPORTAR.


GORETE22

Num era para escrever em esperanto?


CrisMoura685251

O correto é "gi" e não "li"


CelioFM

CrisMoura685251:

Seria ĝi se fosse um só cachorro.

O plural de ĝi é ili.


Ruthvilma3

Eu não consigo acertar


marcionat

Não é possivel! Errei porque coloquei cães em vez de cachorros. Afinal, na língua portuguesa, eles são sinônimos.

Aprenda esperanto em apenas 5 minutos por dia. De graça.