1. Fórum
  2. >
  3. Tópico: Esperanto
  4. >
  5. "Unu el ili estas virino."

"Unu el ili estas virino."

Tradução:Uma delas é uma mulher.

August 7, 2018

8 Comentários


Skapata

Uma deles é mulher. [O resto poderia ser homem.]


Celioluzverde

Eu preferiria dizer "UM DELES é mulher". (os restantes são homens)


kvankam

Em Esperanto, não há artigo indefinido. A indeterminação é marcada simplesmente pela ausência do artigo definido. Portanto: Viro mortis (um homem morreu) Knabino dancas en la salono (uma menina danca no salão) (por: Adonis Sabila - Esperanto para um mundo moderno - pag. 20)


Leninha530373

Uma delas é "a" mulher. Não aceitou, mas o artigo indefinido ou definido, como é suprimido no esperanto, pode ser traduzido de qualquer uma das formas lá nos exercícios passados, mas agora não pode mais?


BeatrizKath

Pelo que entendi, o artigo definido "la" só é suprimido antes de nomes próprios (como Adamo e Sofia), e como aqui ele não aparece, você não pode incluí-lo na tradução.


Persistanto

"Um entre eles é mulher" tb deveria ser considerado, pois está correto.


mrgsidn

Tem um forma especifica de escrever "dele(s)/dela(s)?


CelioFM

mrgsidn:

A rigor, a expressão correta seria UM DENTRE ELES, e não "um deles".

UM DENTRE ELES = UNU EL ILI (literalmente).

DELE(S) / DELA(S) caracterizam pronomes possessivos = DE ELE(S) / DE ELA(S).

DELE = LIA (referindo-se a um homem), ou ĜIA (referindo-se a um animal masculino ou feminino), ou SIA (dele mesmo, para homens, animais masculinos ou animais femininos ou objetos)

DELA = ŜIA (referindo-se a uma mulher), ou SIA (de si mesma).

DELES, DELAS = ILIA (para masculino ou feminino, humanos ou não), ou SIA, se for reflexivo (para masculino ou feminino, humanos ou não).

Aprenda esperanto em apenas 5 minutos por dia. De graça.