1. Fórum
  2. >
  3. Tópico: Esperanto
  4. >
  5. "Nos Estados Unidos da Améric…

"Nos Estados Unidos da América há parques grandes e belos."

Tradução:En Usono estas grandaj kaj belaj parkoj.

August 17, 2018

12 Comentários


luizvitorio

Os adjetivos em esperanto necessariamente têm que vir antes dos substantivos? Eu separei e coloquei um antes e outro depois e não foi aceito.


Marcionilo.

Preferencialmente devem vir antes, mas nada os impede de vir depois. Quando há algum erro, é porque não adicionamos possibilidades.


eugenio.ofs

Pacon kaj bonon!

Mas podemos colocar um adjetivo antes e outro depois do mesmo substantivo?


dhiegov

Aqui podemos substituir o estas por havas? Me parece até mais correto, já que no português o "há" é o verbo "ter".


dhiegov

dhiegov do futuro te responde: Tem, mas aí seria outra frase.

Se substituir apenas o "estas" pelo "havas" ficaria "En Usono havas grandaj kaj belaj parkoj.", o que está errado, pois o verbo "havas" precisa de um sujeito, já que "En Usono" apenas informa onde algum sujeito tem alguma coisa (é uma locução adverbial) e, por ser um verbo transitivo direto (quem tem, tem alguma coisa), é necessário o uso do acusativo.

A frase final fica então "Usono havas grandajn kaj belajn parkojn." Esta, apesar de ser parecida e ter praticamente o mesmo significado da original, apresenta uma estrutura diferente:

[sujeito], "Usono",

[verbo transitivo direto], "havas",

[objeto direto e seus adjetivos], "grandajn kaj belajn parkojn."

      • Estrutura da frase original:

[locução adverbial], "En Usono",

[verbo intransitivo], "estas", que aqui tem o sentido de "existir",

[sujeito], "grandaj kaj belaj parkoj."

Fiquem à vontade para me corrigir, eu posso estar errado.


Weverton_Cruz

Salve dhiegov do futuro, tudo bem?

Na frase não é muito bem aceita "havas" por que em esperanto "havas" é para as coisas fisicas que podemos pegar/ter, quando que ma frase é "há" (não do verbo ter, mas sim de haver/existir), existe um parque la, então usasse "estas"

Repare na diferença entre os dois verbos:

Estas (ser/ter)

Mi estas Wev kaj mi estas dudek unu jaroj (eu sou Wev e eu tenho vinte e um anos) repare que nessa frase o verbo estas teve duas traduções diferentes na frase entre ser e ter, porém se eu for dizer que tenho algo fisico devo usar o havas. Ex.: Mi havas auxtomobilo

Espero ter ajudado


joaBRsouza

"dhiegov do futuro"


FredericoB703205

A frase também poderia começar com "En la Usono"?


eugenio.ofs

Pacon kaj bonon!

Repare que usono é um nome próprio e em esperanto não se coloca artigo antes de nomes próprios. Por isto esta seria uma forma incorreta.


scyfherr

Eu ainda não consegui sacar o sentido da frase. Os comparativos de tamanho vêm primeiro na frase?


eugenio.ofs

Pacon kaj bonon!

Em Esperanto o mais comum é os adjetivos virem antes do substantivo.

Aprenda esperanto em apenas 5 minutos por dia. De graça.