1. Fórum
  2. >
  3. Tópico: Esperanto
  4. >
  5. "La hundo dormas, ĉar ĝi esta…

"La hundo dormas, ĉar ĝi estas laca."

Tradução:O cachorro dorme, porque ele está cansado.

August 30, 2018

5 Comentários


CosmopolitaPF1

Por que não se usa ili aqui?


Celioluzverde

ILI = ELES (plural)

Ĝi = ELE ou ELA (para animais ou objetos ou bebês)


filipemtx

Não deveria ser ele ou ela pra bebês? Porque a diferença? Um bebê tem sexo


CelioFM

São regras do Esperanto, filipemtx:

Para bebês é mais correto usar "ĝi".

Veja, por exemplo, a frase-modelo de Zamenhof:

la infano ploras, ĉar ĝi volas manĝi

en Plena Ilustrita Vortaro:

http://vortaro.net/#%C4%9Di


Fintrenas

Nesta série, algumas frases não têm som.

Aprenda esperanto em apenas 5 minutos por dia. De graça.