1. Fórum
  2. >
  3. Tópico: Esperanto
  4. >
  5. "Mi estas lia patro."

"Mi estas lia patro."

Tradução:Eu sou o pai dele.

August 30, 2018

9 Comentários


Keciro

luke mi estas via patro!


cintiaelenan

Pensei nisso também.


Celioluzverde

Kio estas "luke", Keciro?


kakarloscoelho

Esse sentido da frase me atrapalha um pouco.... pq eu falaria "Mi estas patro lia" ou "lian" com o "n" no final? Quando se usar o "n"? Ou assim "Mi estas la patro lia" estaria correto tb? (Dúvida)


Marcionilo.

o "n" no final indica objeto direto dos verbos transitivos, ou seja, aqueles que têm um sujeito que age e uma pessoa/coisa que recebe a ação. Esse tipo de marcação nas frases em esperanto é muito importante, pois nele a ordem linear da frase não é pré-estabelecida, podendo o objeto vir depois ou antes do verbo. Veja os exemplos abaixo:

Mi vidis lian hundon. (Eu vi o cachorro dele/o seu cachorro) Lian hundon mi vidis. (O cachorro dele/seu cachorro, eu vi) Lian hundon vidis mi. (O cachorro dele/seu cachorro, vi eu)


Celioluzverde

kakarloscoelho:

"Mi estas patro lia" também está correto.

Nunca se usa o N com o verbo ESTI, ESTAS, porque é um verbo de ligação.

Usa-se o N quando NÃO FOR VERBO DE LIGAÇÃO, ou seja, quando for VERBO NOCIONAL.

VERBO sempre indica AÇÃO, QUALIDADE ou ESTADO.

Os verbos de AÇÃO são chamados de VERBOS NOCIONAIS, e pedem um OBJETO DIRETO ou um OBJETO INDIRETO. Para o OBJETO DIRETO acrescenta-se um N. Para o OBJETO INDIRETO acrescenta-se uma preposição coerente.

Os verbos que indicam QUALIDADE ou ESTADO são chamados VERBOS DE LIGAÇÃO, e TÊM PREDICATIVO, em vez de objeto direto. Por isso, não se acrescenta o N quando o verbo é de ligação.


noebailly

O audio diz "Ni estas lia patro" (significando nós somos os pais (masculino apenas) dele. Não deveria ser" Mi estas lia patro" (eu sou pai dele) ou Ni estas lia gepatroj (nós somos os pais deles (mãe e pai)


CelioFM

Sim, noebailly:

Ni estas liaj gepatroj = Nós somos os pais dele (mãe e pai)

GEPATROJ (no plural) > LIAJ (também no plural).


Celioluzverde

DUOLINGO:

Nenhum comentário feito por JosefVissa2 está aparecendo.

Aprenda esperanto em apenas 5 minutos por dia. De graça.