1. Fórum
  2. >
  3. Tópico: Esperanto
  4. >
  5. "Ĉu vi povas verŝi kafon en m…

"Ĉu vi povas verŝi kafon en mian tason?"

Tradução:Você pode colocar café em minha xícara?

September 6, 2018

9 Comentários


bmBYbahV

"Podes deitar café na minha chávena?" deveria validar porque é a forma mais natural de dizer isso em pt pt.


Marcionilo.

Agora podes deitar café na chávena. :)


bmBYbahV

:)

Fico-te a dever um café!


ODani_Boy

Por que "mian tason" e não "mia taso", já que tem o "en"?


Marcionilo.

Mesmo após preposições podemos usar acusativo, desde que o verbo anterior ao sintagma preposicional tenha ideia de movimento:

Mi kuras en la ĉambro - Eu corro dentro do quarto.

Mi kuras en la ĉambron - Eu corro para dentro do quarto.

Isso é o que ocorre com o verbo "verŝi". Entendeu?


ElyBarbosa3

Ok, mad porquê acusativo em dois elementos da frase?


Celioluzverde

ElyBarbosa3:

Cada acusativo tem sua justificativa independente.

Mas há excelentes autores que recomendam não utilizar acusativos com justificativas diferentes em uma mesma frase (Ismael Gomes Braga).


RenanMuniz6

entendi! mas estaria errado em não usar?


Celioluzverde

RenanMuniz6:

Errado, errado, não estaria, porque se entende perfeitamente o que se quer dizer, seja com acusativo ou sem ele.

Mas é gramaticalmente preferível usar o acusativo quando se tem indicação de movimento com atingimento do alvo.

Aprenda esperanto em apenas 5 minutos por dia. De graça.