"Kiun koloron havas la aŭto, kiun li volas aĉeti?"

Tradução:Que cor tem o carro que ele quer comprar?

September 7, 2018

9 Comentários


RomualdoJuliatto

"Que cor" e "qual a cor" tem diferenciação por que? Coloquei qual e não aceitou.

January 8, 2019

JulioRaiol

Não deverisa ser "kia koloro?"

September 7, 2018

Marcionilo.

Não, caríssimo Júlio! Se usássemos "kia", iríamos perguntar se a cor era bonita, se é clara/escura. etc. Kia quer saber sobre a essência, o kiu sobre a aparência. Se dividem nessas duas personalidades tão diferentes.

September 7, 2018

Anterovila

Acho tão estranho a colocação das vírgulas a meio das frases em Esperanto... As regras da colocação de vírgulas são diferentes?

September 8, 2018

Marcionilo.

Não entendi tua colocação, pois as vírgulas acontecem no meio de frases, desde que se respeite as eventuais regras. No esperanto temos aí um período composto por subordinação, classificado como uma oração subordinada adjetiva restritiva, de fato, na situação não deveria haver a vírgula, pois só deveríamos usá-la em orações subordinadas adjetivas explicativas. Essa regra foi mantida na tradução em português. A razão pela qual foi colocada a vírgula na frase em Esperanto, eu não sei te dizer, deve ter sido um ato falho dos programadores. Eu não posso mudar as frases em Esperanto, apenas introduzir traduções em português.

September 8, 2018

Anterovila

A minha dúvida é exactamente que a tradução em português não tem vírgula (nem tem de ter). Por que é que em esperanto tem aquela vírgula? deve ser uma regra do esperanto que não existe em português.

Não estou a criticar nem a tradução nem a frase original, pois não sei para tanto. Apenas estou a tentar entender por que razão aparece sempre em esperanto uma virgula naquela situação. Obrigado Marcionilo.

September 8, 2018

RuidaPalma

As regras diferem um pouco do português. Aconselho a leitura da parte "130. Komo." neste excelente manual (guarde o manual que é ouro puro):

http://esperanto.es:8080/jspui/bitstream/11013/106/1/LA_TUTA_ESPERANTO.pdf"

September 9, 2018

eugenio.ofs

Pacon kaj bonon!

Que cor tem o auto, o qual ele quer comprar?

Deveria ter validade

March 31, 2019

dhiegov

Eugênio, você pode fazer essa sugestão através do botão no canto inferior esquerdo (pelo menos na versão para navegador) que diz "Reportar", daí marque a última opção: "Minha resposta deveria ser aceita". Daí, caso ela for aceita, você recebe um email te avisando. Acho que esse método é mais eficaz para adicionar sugestões do que falar aqui no fórum.

April 3, 2019
Aprenda Esperanto em apenas 5 minutos por dia. De graça.