"Ele cheira o jantar."

Tradução:Li flaras la vespermanĝon.

September 28, 2018

6 Comentários
Esta conversa está trancada.


LucasAlenc881293

Quando usar FLARAS e quando usar ODORAS?


Marcionilo.

Flari é um verbo transitivo direto, e apenas homens e animais podem realizá-lo. É um verbo chamado sensitivo, isto é, denota uso do sentido humano e animal para percepção.

Odori é um verbo intransitivo, mas não é sensitivo. Tanto seres animados quanto inanimados podem receber esse verbo. Em português ele poderia ser traduzido pela locução verbal "elidir cheiro".

La kuko odoras bone, kaj mi flaras ĝin.

O bolo "cheira" bem, e eu o cheiro.

Consegues perceber a diferença?


hugoxrosa

Olhando o sujeito. Com flari o sujeito é quem tem nariz e percebe os odores. Com odori o sujeiro é aquele que produz um odor.


RosaniaMen3

Explique a função do "n" no final da palavra vespermanğo.


Celioluzverde

RosaniaMen3:

O "n" é acrescentado no final das palavras quando elas funcionam como complemento direto de um verbo de ação (objeto direto).

Aprenda esperanto em apenas 5 minutos por dia. De graça.