"Ele cheira o jantar."

Tradução:Li flaras la vespermanĝon.

September 28, 2018

2 Comentários


LucasAlenc881293

Quando usar FLARAS e quando usar ODORAS?

September 28, 2018

Marcionilo.
Mod

Flari é um verbo transitivo direto, e apenas homens e animais podem realizá-lo. É um verbo chamado sensitivo, isto é, denota uso do sentido humano e animal para percepção.

Odori é um verbo intransitivo, mas não é sensitivo. Tanto seres animados quanto inanimados podem receber esse verbo. Em português ele poderia ser traduzido pela locução verbal "elidir cheiro".

La kuko odoras bone, kaj mi flaras ĝin.

O bolo "cheira" bem, e eu o cheiro.

Consegues perceber a diferença?

September 29, 2018
Aprenda Esperanto em apenas 5 minutos por dia. De graça.