1. Fórum
  2. >
  3. Tópico: Esperanto
  4. >
  5. "Eu faço uma sopa de tomates."

"Eu faço uma sopa de tomates."

Tradução:Mi faras supon el tomatoj.

October 3, 2018

14 Comentários


RibamarGaliza1

Não poderia ser: "Mi faras tomatan supon?"


Marcionilo.

Poderia. Essa possibilidade é aceitável.


hgcordeiro

Por que não pode ser "Mi faras supon de tomatoj"?


Marcionilo.

Sim. É perfeitamente possível.


eugenio.ofs

Agora não entendi: - Tamata supo = Sopa atomatada = Sopa de tomate - Supo el tomatoj =Sopa que vem dos tomates - Supo de tomato = ???????


HamiltonM01

Exato! Eu também não entendi, esse EL e DE... Parece português de tão confuso, a propósito coloquei "Mi faras supon de tomatoj" e não aceitou.


Celioluzverde

Deveria ter sido aceito, HamiltonM01.

Sugiro ler o comentário ESCLARECENDO.


Celioluzverde

eugenio.ofs:

Parece-me que você está usando em E-o um raciocínio do Português. Daí a confusão. Sugiro ler o comentário ESCLARECENDO.


bethania.s5

Quando se usa " El" e quando se usa " de"?


hgcordeiro

Eu tinha essa mesma dúvida, e o Marcionilo me esclareceu no seguinte tópico:

https://forum.duolingo.com/comment/30372475


Celioluzverde

bethania.s5:

Sugiro ler o comentário ESCLARECENDO.


Celioluzverde

ESCLARECENDO:

DE é uma preposição bastante elástica, tanto em Português quanto em Esperanto. Evite-se usá-la quando há outra preposição mais específica.

EL pode significar ORIGEM: Mi venas EL Afriko, significa que venho da África, no sentido de origem étnica.

Mi alvenas EL Afriko, significa que viajei à África e já voltei.

EL pode significar MATERIAL CONSTITUINTE. É o que no idioma Polonês se chama de caso instrumental.

Tiu kulero estas farita EL plasto - Aquela colher é feita de plástico.

EL pode significar UM DENTRE VÁRIOS:

Li estas la plej alta EL ĈIUJ - Ele é o mais alto de todos.

Aprenda esperanto em apenas 5 minutos por dia. De graça.