"Ilia patrino estas bona."

Tradução:A mãe deles é boa.

October 4, 2018

4 Comentários


Rayssahc

Ilia nao seria dele/dela? Iliaj deles/delas

October 4, 2018

Marcionilo.
Mod

Não, minha querida. O plural de "ilia" não se aplica em referência ao possuidor, mas ao objeto possuído, ou seja, nós o utilizamos no plural quando o objeto possuído for mais de um, sem considerar o possuidor, pois "ilia/Iliaj" são traduzidos como "deles/delas".

Ilia libro estas tre bona - O livro deles/delas é muito bom.

Iliaj libroJ estas tre bonaj - Os livros deles/delas são muito bons.

Observe que nos exemplos acima, o que modifica o plural ou não do pronome possessivo é o objeto possuído.

October 4, 2018

mauro730

Considerando a resposta e a frase, a segunda não deveria aceitar "ilia" ja que a mãe no é somente uma..(

March 8, 2019

DouglasJos13

Por que "A mãe deles está boa" está errado?

December 15, 2018
Aprenda Esperanto em apenas 5 minutos por dia. De graça.