"Kiom da kajeroj ni bezonas por la klaso?"
Tradução:De quantos cadernos nós precisamos para a turma?
5 ComentáriosEsta conversa está trancada.
108
Em português padrão, o verbo precisar é regido pela preposição de. Como diria o Professor Pasquale: "quem precisa, precisa de algo"
A possibilidade com a preposição "de" é válida também, no entanto, vale ressaltar que até mesmo no português padrão essa regra de sempre ter uma preposição não é válida. Nós dizemos: "Precisamos comer isso", não "Precisamos DE comer isso"; Dizemos "Precisamos ser bons", não 'Precisamos de ser bons", etc. Mas em virtude de não ferir os olhos gramaticalmente puritanos, vou colocar a forma com a preposição "de", como a preferencial.
108
Precisar de comer soa um tanto esquisito a meus ouvidos brasileiros. Mas "preciso caderno" soa muito mais. Apesar de ser o mesmo verbo, dependendo do complento (se verbo ou substantivo) as regências são diferentes.
O que você comentou não é "erro" dos falantes. "Preciso de ter [...]" é interpretado como um verbo (preciso) e seu objeto, no caso, outro verbo (ter). A transitividade de "precisar" é com a preposição DE. Mas "Preciso ter [...]" é interpretado como locução verbal, sendo "preciso" o verbo auxiliar e "ter" o principal. Não há consenso sobre isso, então ambas estas construções são consideradas corretas, pois ambas têm sua lógica. No Brasil, é mais comum a segunda que citei; Em Portugal, por exemplo (só sei dar este exemplo com estes dois), é a primeira a mais comum. Mas não abuse da linguagem: verbo PRECISAR é transitivo indireto e pede a preposição DE, então "De quantos [...]" é a ÚNICA correta. E sim, há pessoas que dizem "Precisamos de ser bons.".