1. Fórum
  2. >
  3. Tópico: Esperanto
  4. >
  5. "Kiom da kajeroj ni bezonas p…

"Kiom da kajeroj ni bezonas por la klaso?"

Tradução:De quantos cadernos nós precisamos para a turma?

October 4, 2018

4 Comentários


CelyBorges

Ex: Precisar + ação (verbo) = preciso comer. Precisar + substantivo = preciso de comida. Considerando que a ordem dos fatores não altera o produto, então, "de quantos cadernos nós precisamos", é o mesmo que: "nós precisamos de quantos cadernos".


igdotto

Em português padrão, o verbo precisar é regido pela preposição de. Como diria o Professor Pasquale "quem precisa, precisa de algo"


Marcionilo.

A possibilidade com a preposição "de" é válida também, no entanto, vale ressaltar que até mesmo no português padrão essa regra de sempre ter uma preposição não é válida. Nós dizemos: "Precisamos comer isso", não "Precisamos DE comer isso"; Dizemos "Precisamos ser bons", não 'Precisamos de ser bons", etc. Mas em virtude de não ferir os olhos gramaticalmente puritanos, vou colocar a forma com a preposição "de", como a preferencial.


igdotto

Precisar de comer soa um tanto esquisito a meus ouvidos brasileiros. Mas "preciso caderno" soa muito mais. Apesar de ser o mesmo verbo, dependendo do complento (se verbo ou substantivo) as regências são diferentes.

Aprenda esperanto em apenas 5 minutos por dia. De graça.