1. Fórum
  2. >
  3. Tópico: Esperanto
  4. >
  5. "La vetero estas bona."

"La vetero estas bona."

Tradução:O tempo está bom.

October 10, 2018

6 Comentários


mluizvitor

Como eu posso entender melhor a diferença de "Bonan" e "Bona"?


Marcionilo.

Bona e Bonan significam a mesma coisa, a única diferença é que tem funções diferentes sintaticamente. No teatro da sintaxe, o "bona" sempre entrará em cena com um substantivo ou elemento correspondente, e sempre terá como papel complemento nominal, adjunto adnominal ou predicativo do sujeito. "Bonan" entrará em cena com o mesmo tipo de companheiro, mas para apresentar uma cena com função de objetos diretos.

Luiz estas bona amiko. Luiz é um bom amigo/amigo bom.

Luiz vidas bonan homon. Luiz vê/está vendo uma boa pessoa/uma pessoa boa.

Primeiro caso temos um predicativo do sujeito. No segundo caso temos um objeto direto que é requisitado pelo verbo "vidi", pois quem vê, vê algo.

Conseguiste entender?


Celioluzverde

Em outras palavras, eu diria que o N é acrescentado ao final da palavra que tem a função de complemento direto de um verbo nocional (isto é, verbo que não seja verbo de ligação). É o acusativo, que será estudado posteriormente.

Respondendo à pergunta mais abrangente: "Quando se deve acrescentar um N no final da palavra?

Resposta: SEMPRE que se tratar de OBJETO DIRETO, usa-se o N.

Por exemplo: Vejo UMA ÁRVORE = Mi vidas ARBON.

Ele vende BANANAS = Li vendas BANANOJN.

Quando a palavra estiver funcionando como SUJEITO, NÃO SE USA O N.
Igualmente, não se usa o N quando se tratar de PREDICATIVO, ou seja, complemento direto de um VERBO DE LIGAÇÃO (ser, estar, permanecer, ficar).

Exemplo:
Leono ESTAS besto = O leão é um animal (BESTO é complemento do verbo ESTI, portanto, predicativo).


Rosamaria364173

também nao percebi, acho que fiz bem e corrige mal...


Xicara6

O tempo esta bem, deu errado pra mim, não pode?


Celioluzverde

Prestenção Xícara:

BOM é adjetivo.

BEM é advérbio.

"O tempo está bem" significaria que o tempo está passando bem de saúde...

Aprenda esperanto em apenas 5 minutos por dia. De graça.