"La vetero estas bona."

Tradução:O tempo está bom.

October 10, 2018

3 Comentários


mluizvitor

Como eu posso entender melhor a diferença de "Bonan" e "Bona"?

October 10, 2018

Marcionilo.

Bona e Bonan significam a mesma coisa, a única diferença é que tem funções diferentes sintaticamente. No teatro da sintaxe, o "bona" sempre entrará em cena com um substantivo ou elemento correspondente, e sempre terá como papel complemento nominal, adjunto adnominal ou predicativo do sujeito. "Bonan" entrará em cena com o mesmo tipo de companheiro, mas para apresentar uma cena com função de objetos diretos.

Luiz estas bona amiko. Luiz é um bom amigo/amigo bom.

Luiz vidas bonan homon. Luiz vê/está vendo uma boa pessoa/uma pessoa boa.

Primeiro caso temos um predicativo do sujeito. No segundo caso temos um objeto direto que é requisitado pelo verbo "vidi", pois quem vê, vê algo.

Conseguiste entender?

October 10, 2018

Rosamaria364173

também nao percebi, acho que fiz bem e corrige mal...

November 5, 2018
Aprenda Esperanto em apenas 5 minutos por dia. De graça.