"Kial tiu infano verŝas akvon sur la plankon?"

Tradução:Por que essa criança está despejando água no chão?

October 10, 2018

16 Comentários
Esta conversa está trancada.


Skapata

Ĉar ĝi estas petolema. :D


Celioluzverde

Ambas as formas são aceitáveis: PLANKO ou PLANKON, pois o acusativo desnecessário à compreensão deve ser evitado.


rom428

Corrija-me se estiver errado, acho que se a frase não estivesse com acusativo, seria como se a menina estivesse sobre o chão e a frase não informasse aonde ela está despejando a água.


TSilva930533

Creio que não. Nesse caso a frase seria: "Kial tiu infano sur la planko verŝas akvon?" Esta é a minha opinião. Mas foi um reparo muito bem feito.


Celioluzverde

Gratulon, TSilva!

Às vezes, a mudança da ordem das palavras na frase torna o estilo mais preciso, e, consequente mais "altkvalita". Lingot for you!


TSilva930533

É um truque que me ajudou muito, principalmente com o acusativo. Kion vi faras? - Vi faras kion? - ktp...


nobreporto

Acho até que se o menino estivesse jogando água estando sobre o chão seria "veršas planke".


TSilva930533

Planke termina em "e", logo é adverbio. Seria muito estranho...


nobreporto

Sim, exatamente. Em Esperanto quando se tem a forma em que as coisas são feitas, usa-se advérbio. Parece estranho, mas tenho visto nessa forma.

Por favor alguém me corrija se eu estiver errado! Tb estou aprendendo!


Celioluzverde

Nobre Porto:

Não está correto dizer "verŝas planke", pois você estaria substituindo um advérbio de lugar por um advérbio de modo.

Um truque (apenas para efeito de entendimento) é você substituir o final E em Esperanto pelo final MENTE em Português. Ficaria "entorna chãomente"... Não está correto.


nobreporto

super e sub não pedem a declinação N no fim dos substantivos, adjetivos e advérbios... já o sur pede... correto?


CelioFM

Nobre Porto:

Todas as preposições, por si mesmas, pedem NOMINATIVO.

Entretanto, PARA PREPOSIÇÕES QUE NÃO INDICAM MOVIMENTO, usa-se (quando necessário) o ACUSATIVO DE DIREÇÃO E MOVIMENTO.

As preposições que já indicam movimento deverão sempre ser seguidas de nominativo.

SUR, quando é estática, pede nominativo, e quando é dinâmica pede acusativo. Igualmente, para SUPER e SUB e para advérbios.


nobreporto

Entendi. Muito obrigado Celio!


TSilva930533

Boa explicação. dankon


Potigvaro

Por que "planko" ganha -n se é objeto indireto?


Celioluzverde

Nerdymann:

Aqui, o N não é acusativo de objeto direto.

É acusativo de DIREÇÃO e MOVIMENTO.

Aprenda esperanto em apenas 5 minutos por dia. De graça.