1. Fórum
  2. >
  3. Tópico: Esperanto
  4. >
  5. "Não tem nada no cesto."

"Não tem nada no cesto."

Tradução:Estas nenio en la korbo.

October 15, 2018

2 Comentários


LucasAlenc881293

"Ne havas nenio en la korbo" poderia ser usado?


Marcionilo.

Não. Em esperanto, o verbo "ter" não pode ser usado em contextos existenciais, ou seja, em frases nas quais se pretende falar sobre a existência de algo/alguém, como é o caso do "haver" e "existir". Os únicos verbos possíveis para usarmos nessas situações são: "esti" e "ekzisti".

Ne estas libroj sur la tablo. Não [há/existem/tem] livros sobre a mesa.

Ne ekzistas libroj sur la tablo. Não [há/existem/tem] livros sobre a mesa.

Ne havas libroj sur la tablo. (Oração impossível em esperanto, pois havi não tem sentido existencial)

Learn Esperanto in just 5 minutes a day. For free.