1. Fórum
  2. >
  3. Tópico: Esperanto
  4. >
  5. "Atendu, ĉar ni ankoraŭ manĝa…

"Atendu, ĉar ni ankoraŭ manĝas!"

Tradução:Espera, porque nós ainda estamos comendo!

October 17, 2018

3 Comentários


wilbert478529

Se o verbo esta no imperativo a tradução de Atendu nao seria "Espere" ao inves de "Espera"?


celpek

Em português, o imperativo tem desinência diferente do modo indicativo sempre. Então, o correto é espere.


Celioluzverde

O imperativo afirmativo para a segunda pessoa (do singular e do plural) é obtido a partir do presente do indicativo, retirando-se o "s".

ESPERAS > ESPERA

ESPERAIS > ESPERAI

As demais pessoas do imperativo afirmativo são copiadas do presente do subjuntivo.

Todo o imperativo negativo também é copiado do presente do subjuntivo.

AFIRMATIVO:

ESPERE eu

ESPERA tu

ESPERE você

ESPEREMOS nós

ESPERAI vós

ESPEREM eles.

NEGATIVO:

NÃO ESPERE eu

NÃO ESPERES tu

NÃO ESPERE ele

NÃO ESPEREMOS nós

NÃO ESPEREIS vós

NÃO ESPEREM eles

Aprenda esperanto em apenas 5 minutos por dia. De graça.