1. Fórum
  2. >
  3. Tópico: Esperanto
  4. >
  5. "Mi ne povas doni al vi monon…

"Mi ne povas doni al vi monon."

Tradução:Eu não posso te dar dinheiro.

October 17, 2018

19 Comentários


andredolie

Poderia ser "mi ne povas doni monon al vi"?


Marcionilo.

Jes. Tiu frazo kiun vi uzis estas ĝusta. :)


CesarRioBrasil

Eu não posso te dar dinheiro = Eu não posso dar dinheiro a ti ! Favor acrescentar na lista.


Celioluzverde

ODani_Boy e CesarRioBrasil:

Não há erro em dizer:

"Eu não posso dar dinheiro a ti".


eugenio.ofs

Eu não posso dar a vocês dinheiro.


Celioluzverde

eugenio.ofs:

Correto!

"Eu não posso dar a vocês dinheiro"


eugenio.ofs

Pacon kaj bonon!

Eu não posso dar a vós dinheiro.

Deveria ter validade


Celioluzverde

Correto, mas não utilizado habitualmente.


aprendino

"Eu não posso dar a ti dinheiro" não deveria ser acrescentada como correta também?


Idilio14

A dicção está ruim!


BrunoA.L.

Digitei "doar" no lugar de "dar", e constou erro de digitação, mas validou. Reportei como foi possível. Questão: "monon", ou seja, mono + n, por ser acusativo, complemento do verbo doni/dar, doar, tudo certo, não há mais dúvida quanto a isso, mas... Me passou pela cabeça uma coisa "loka": se por acaso há regra que diz ser opcional, no caso, o uso de "vi" ou "vin", mesmo entendendo que "vi" é complemento de "mono + n", no entanto, ao mesmo tempo, justamente por causa desse "n" em "mono", que seria "herança" passada a "vi". Porque é certo também que, com o uso, o esperanto pode/poderia desenvolver algumas regras mais, da mesma forma que seu vocabulário não é estanque. A que ponto faz sentido isso? Tudo bem se nenhum e alguém mo responder [rs]. Como fica essa questão de evolução do esperanto? Ouvi dizer que há esperanto 2, e, talvez, se não me engano, um segundo idioma derivado do esperanto, ou seja, um além de esperanto 2, ou até mais. Como fica isso tudo? Qual é a "prole" do esperanto? "Viajei" muito? [ Hua-hua-hua].


CelioFM

BrunoA.L:

Passou pela tua cabeça uma coisa freneza.

Não há nenhuma regra opcional. A única opção é "vi".

"vi" é complemento indireto (objeto indireto) de DONI, não de "mono".

Ao longo do tempo o Esperanto se enriquece em termos de vocabulário e de estilos, na medida em que floresce a literatura. Mas os vocábulos novos dependem de aprovação pela Academia do Esperanto (substituta do Lingva Komitato). Há muitos neologismos que se impõem pelo uso generalizado, como acontece nas línguas nacionais. Depois, então, a Academia os oficializa, de uma maneira disciplinada.

Para prevenir uma evolução aleatória e caótica, o autor, Zamenhof, estabeleceu o "Fundamento do Esperanto", que não pode ser modificado ou alterado. Apenas é permitido o acréscimo de neologismos, de acordo com as necessidades da evolução, e novas formas de estilo, dependendo dos novos autores que vão surgindo. Muitas formas tornam-se arcaísmos, igual que nas línguas nacionais.

Mas não existe Esperanto-2, Esperanto-3, etc, nem pode existir. Várias tentativas de reforma foram feitas, mas nenhuma deu certo. Foi aí que o autor criou o Fundamento, como uma Escritura de Fundação do idioma.

O que há e sempre pode haver é criação de novos projetos de língua internacional, pois que toda e qualquer pessoa é livre para criar o que bem entender. Mas com outro nome e outro autor. Assim surgiram alguns projetos posteriores ao Esperanto: Ido, Esperantido e talvez outros. Antes do Esperanto, houve dezenas ou centenas de projetos de língua internacional, mas que não tiveram sucesso: Volapuque, Interlingua, Latino sine flexione, sol-re-sol, etc, etc.


BrunoA.L.

CelioFM, sendo assim, "bugou" tudo aqui na cachola... kkkkkkkkkk Pausa para pensar melhor. Retorno mais tarde. Obrigado! Ei! Como é que vocês conseguem negrita, hein? Tem nada disso para mim, não!


JurianSutter

É mais um caso onde não compreendo porque a frase está na seção "Foods"

Aprenda esperanto em apenas 5 minutos por dia. De graça.