1. Fórum
  2. >
  3. Tópico: Esperanto
  4. >
  5. "Kion vi faros, kiam vi vidos…

"Kion vi faros, kiam vi vidos la krokodilon?"

Tradução:O que você fará, quando você vir o crocodilo?

October 24, 2018

5 Comentários


eugenio.ofs

Pacon kaj bonon!

Ver deveria validar


grrgodoy

"Ver" é no infinitivo, enquanto "vir" é o futuro. Vidi = Ver / Vidos = Vir


Celioluzverde

Não, eugenio.ofs:

A expressão correta é

Quando você VIR (do verbo VER).

Não existe a expressão

Quando você ver.


RenanMuniz6

se fosse outro verbo, sem ser o "ver", utilizaríamos o infinitivo como no portugues? ex: Quando você dançar... : Kiam vi danci,,


CelioFM

RenanMuniz6:

Nas expressões "Quando eu vir" ou "Quando eu dançar", o verbo está no futuro do subjuntivo, que utiliza, em Português, o infinitivo flexionado.

Quando eu dançar

Quando tu dançares

Quando ele dançar

Quando nós dançarmos

Quando eles dançarem.

Em Esperanto, utiliza-se então o futuro simples, porque o modo subjuntivo não existe em Esperanto.

Kiam mi dancos = Quando eu dançar.

Aprenda esperanto em apenas 5 minutos por dia. De graça.