1. Fórum
  2. >
  3. Tópico: Esperanto
  4. >
  5. "Ĉu la vetero en Aŭstralio es…

"Ĉu la vetero en Aŭstralio estas varma?"

Tradução:O tempo na Austrália está quente?

October 25, 2018

18 Comentários


ThiagoSilvaViana

"Será que o tempo na Austrália está quente?" deveria ser aceito.


Celioluzverde

Thiago123PotterPLUS:

Sim. Entendo que sim.

"Será que o tempo na Austrália está quente?" deveria ser aceito.


fun11lol

Por que não aceitou “O clima está quente na Austrália?”


LedaArajo1

O clima pode SER quente tamto quanto ESTAR quente. Como vou saber a resposta certa?


librulino
Mod

As duas respostas possíveis são aceitas. :)


Celioluzverde

Em Esperanto, não existem dois verbos diferentes, um para SER e outro para ESTAR. A diferenciação, quando necessária, terá que ser feita através de outros recursos.

Por exemplo:
O clima está quente HOJE = La vetero estas varma HODIAŬ.

Podendo-se dizer também: VARMAS HODIAŬ, mas isto será estudado com mais detalhes em lições futuras.


EmaSwan1

O que é ❤❤


TatyChrs

Está sem áudio


BrunoA.L.

"Tempo" é bem diferente de "clima".


JoaoHenriq670982

Por que não aceitam "O clima está quente na Austrália"?


elis897610

Coloque "o tempo na Austrália está quente" e não aceitou como certo?


eugenio.ofs

Pacon kaj bonon!

Reporte


librulino
Mod

Há um reporte com a seguinte frase: "o tempo na austrália está está quente". O verbo está repetido. Por favor, prestem atenção e verifiquem se o reporte é realmente necessário. Recebemos MUITOS reportes com frases erradas. Isso de nada ajuda o nosso trabalho, e só atrasa a passagem do curso pra fase estável. ;)


Samanthaf.5

Eu coloquei " será que o tempo na Austrália está quente" e deu como errado! Será que alguem pode me explicar o ču por que acho que não entendi..?


eugenio.ofs

Pacon kaj bonon!

Reporte


Ayrton686240

Ainda não entendi o sentido desse c^u


eugenio.ofs

Pacon kaj bonon!

Em E-o não há entonação para caracterizar uma pergunta.

Em português podemos falar O gato é azul. O gato é azul? E entonação define se é pergunta ou afirmação.

Em E-o é preciso a partícula "CXU" para caracterizar a pergunta, vale para perguntas de sim ou não ou perguntas com alternativas: Cxu la kato estas blua? Cxu la kato estas blua, verda, flava aux bruna?

Aprenda esperanto em apenas 5 minutos por dia. De graça.