https://www.duolingo.com/ELEG4NTE

Afinal, como aprender inglês realmente mais rápido?

Vou ser objetivo e direto ao ponto, muitos cursos hoje em dia têm seus anúncios com as seguintes frases:

  • Aprenda inglês em 6 meses de modo fácil com este curso!

  • O melhor curso de inglês, fluência em 2 meses comprovada!

  • Quer aprender inglês se divertindo? Venha para (Marca X)!

Entre muitos outros, eu, Rayhan, comecei a utilizar um método em 2015, que em três anos me fez aprender Inglês e Espanhol de forma FLUENTE sem pagar nenhum curso e sem utilizar plataformas como o Duolínguo que na época não era de meu conhecimento, e que hoje em dia, facilitam ainda mais o aprendizado, quer saber como eu consegui esta proeza? Então vamos lá!

Pense consigo mesmo, quais são as primeiras palavras que um bebê fala? Por quê? Pronto, se você respondeu essa pergunta você já está na metade do caminho, mas vou te impulsionar de modo com que você realmente possa aplicar isso no seu dia a dia.

As primeiras palavras que um bebê geralmente fala são: Mamãe e papai; isso por que sempre os pais ficam falando para o bebê estas palavras, e chega uma hora que ele assimila, porém ele nunca começa falando mamãe ou papai propriamente, mas sim, ¨mama¨, ¨papa¨, e com o tempo ele começa a falar da maneira correta, se você tem uma criança bem nova que convive com você, comece a reparar como ela aprende palavras novas. Agora aplique isso no seu dia a dia e eu garanto que com 6 meses estudando 2 horas por dia você fica fluente em qualquer língua derivada do latim, e vou lhe explicar por que é rápido assim.

Se eu lhe dissesse para criar uma letra agora, você criaria com facilidade? Provavelmente não, isso pois o nosso cérebro trabalha com impulsos elétricos, ou seja, ele é associativo, e é assim como nós aprendemos, se você começar a estudar de forma passiva, você irá adquirir muito mais vocabulário do que alguém que estuda em um cursinho por 2 anos e quando sai não aprende nada daquilo ensinado. Nosso cérebro é associativo, ou seja, quando você ouve muito uma determinada palavra, ela fixa no seu cérebro, ou seja suponhamos que você veja muito alguém falando ¨door¨, e cada vez que você ouve isso seu cérebro começa a associar esta palavra ao seu significado, e pronto! Você começa a aprender uma língua de verdade! E você utilizará um método bem simples, para cada 4 horas de estudo passivo, você estudará 30 minutos ativamente (- Mas cara, o que é estudo passivo e estudo ativo?), funciona da seguinte forma:

  • Estudo passivo: Quando você não aplica um conhecimento mas o absorve,

Exemplo: Você ouve a palavra ¨chair¨, mas não a escreve ou fala.

  • Estudo ativo: Quando você aplica um conhecimento escrevendo, falando ou produzindo um conteúdo o utilizando.

E estas serão as dicas para seu estudo passivo e ativo:

  • Estudo Passivo:

  • Mude nas configurações de todas as suas mídias para o idioma que você quer aprender, vá na configuração do seu telefone-celular e mude para o idioma (vou usar o inglês como exemplo), sua tv, seu Netflix, Vídeo Game, se você gosta de um assunto você só vai pesquisá-lo em inglês agora, quanto mais seu ambiente incluir o inglês mais você irá aprender sem fazer nada por assim dizer.

  • Quando já estiver tudo pronto você se sentirá um pouco acuado, pois se for iniciante, muitas palavras você não entenderá (eu estou fazendo isso com o japonês e não entendo nada ainda), porém não as pesquise enquanto você não cumprir as 4 horas, mesmo que não entenda nada, apenas anote as que você ouviu mais vezes.

  • Estudo ativo:

  • Agora, depois das quatro horas passivas de estudo, você irá pegar as palavras que teve mais dificuldade e não sabe nada e irá pesquisar estas por 30 minutos, e após isso você irá ter vocabulário para começar a falar.

  • Para falar fluentemente, você deverá falar, então eu recomendo isso, você vai utilizar um gravador de voz, que qualquer celular tem, e vai começar a falar de um assunto que você goste pelo tempo que achar melhor, e recomendo que sejam 10 minutos, e sem parar, se gaguejar ou falar uma palavra errada (que é o que vai acontecer) NÃO PARE, continue, e se ficar sem palavras, é por que seu estudo passivo não é o suficiente e provavelmente você não tem muitas palavras absorvidas ainda, e isso é normal, após isso você irá escutar seu áudio e se autoavaliar comparando-se a um nativo, e com o passar do tempo, a tendência é que você fique cada vez mais próximo do inglês nativo, vá variando de assunto.

Avançado:

  1. Sempre varie os assuntos, porém quando você já tiver vocabulário, você vai fazer o mesmo só que com assuntos que não conheça ou pouco conheça, por exemplo: Relações Internacionais, e faça pelo menos de 4 assuntos desse nível diferentes, se você conseguir ficar 15 minutos falando bem próximo a um nativo e tornar aquele assunto interessante sem entender nada do mesmo, então meu amigo(a), seu curso de R$0,00 acaba de terminar e você é oficialmente um fluente naquela língua.

  2. Não estude gramática, quando você fala um idioma, ela vem naturalmente com o passar do tempo.

  3. Não escute não-nativos falando a língua que você quer aprender, pois seu objetivo é falar como um nativo, e isso vai melhorar ainda mais seu aprendizado.

  4. O método é adaptável, essa foi a forma com que eu aprendi, mas se você quiser adaptar, sinta-se livre, pegue o que funciona para você e descarte o que não funciona.

Foi assim que eu aprendi, e agora tenho o prazer de passar o método que vai te levar a fluência, tem alguma dica ou sugestão? Sinta-se livre para comentar e apoie para que mais pessoas vejam este artigo e consigam ver que aprender uma língua não é difícil, até e bons estudos!

11/8/2018, 1:49:31 PM

16 Comentários


https://www.duolingo.com/CavernosaSpider

E as que não são derivadas do latim

11/10/2018, 3:11:54 PM

https://www.duolingo.com/ELEG4NTE

Você só levará mais tempo, mas irá aprender da mesma forma, só que aí terá de estudar gramática, fora isso, o método continua o mesmo.

11/10/2018, 10:07:33 PM

https://www.duolingo.com/Pedro_Henriqe

Molto buono, grazie

11/10/2018, 8:31:39 PM

https://www.duolingo.com/Loyane143007

Muito bom! Obrigada.

11/8/2018, 4:33:23 PM

https://www.duolingo.com/PaolaMarqu975109

Das ist gut, danke!

11/8/2018, 4:47:56 PM

https://www.duolingo.com/XCII6O
  • 25
  • 8
  • 5
  • 5

hm!

11/9/2018, 7:29:52 AM

https://www.duolingo.com/Yan67542

Não custa nada tentar.

11/9/2018, 6:13:38 PM

https://www.duolingo.com/Will_Tomlinson1

Thank you for text is very inspired, and me help. :)

11/9/2018, 11:33:38 PM

https://www.duolingo.com/ViniciusMottta

Good job, thank you for the tips!

11/9/2018, 11:47:14 PM

https://www.duolingo.com/maia1946
  • 25
  • 13
  • 43

Obrigado pelas dicas. Muito bom.

11/10/2018, 12:26:40 PM

https://www.duolingo.com/GoldAngel

Muito obrigada pelo teu testemunho irá me ajudar muito com toda a certeza. =)

11/10/2018, 1:58:35 PM

https://www.duolingo.com/Anavi_ss

Vou fazer desse jeito, muito obrigada.

11/10/2018, 4:10:46 PM

https://www.duolingo.com/RFSiilva

Merci beaucoup

11/10/2018, 7:52:59 PM

https://www.duolingo.com/domingasal5

Amei sua dica , deve funcionar mesmo.

11/13/2018, 4:57:45 AM

https://www.duolingo.com/sheforharr

Eu já sabia de tudo isso, mas cada vez que eu leio algo do gênero, minha motivação pra continuar só aumenta! Valeu pelo texto, tô indo agora escutar meu podcast em inglês diário <3

11/14/2018, 12:05:38 AM

https://www.duolingo.com/Romildo2015

GRUPO INTERMEDIÁRIO DE INGLÊS O Número 1 do Duolingo Entre no link e responda sobre as simples perguntas, porém é muito importante para sua avaliação, para fazer parte do nosso grupo. Um dos mais populares do Brasil. Muitos participantes estão chegando a alto nível com nosso material gratuito. Lembrem: É para nível (Intermediário) não é para nivel (iniciantes ) okay! https://goo.gl/forms/EQNyajrcdBeXDHJ82

11/14/2018, 2:53:57 PM
Aprenda um idioma em apenas 5 minutos por dia. De graça.