"Bom dia, como você vai?"

Tradução:Bonan matenon, kiel vi fartas?

November 11, 2018

16 Comentários
Esta conversa está trancada.


Renata841992

Gente quando se usa bonan tagon e bonan mantero?


RFLKNNDYPLDSV

Oi Renata, bonan tagon você usa quando há sol forte. Quando é bem manhã você usa bonan matenon.


ThiagoSilvaViana

Bonan mantenon seria "boa manhã" enquanto "bonan tagon" soa como o "bom dia" que falamos habitualmente (que pode-se falar de manhã ou à tarde).


hugoxrosa

Uma tradução literal Bonan Tagon seria Boa Dia.

Mas, se usa Bonan Tagon no horário em que dizemos Boa Tarde em português.

De manhã, se usa Bonan Matenon em esperanto, que é o horário que dizemos Bom Dia em português.

Mas, assim como existem brasileiros que dizem Bom dia de tarde, existem esperantistas que dizem Bonan tagon de manhã, ambos os usos são meio estranhos.

Resumindo: De manhã — pt Bom dia! — eo Bonan matenon! De tarde — pt Boa tarde! — eo Bonan tagon! De dia — pt Bom dia! — eo Bonan tagon!


Fmlleao

Tagon, para qualquer hora do dia.


Marcionilo.

Bonan matenon e bonan tagon são expressões sinônimas.


Elisa862686

Quando especificamente se usa a expressão "Bonan matenon" e "Bonan tagon" ? Obrigada


LouiseSatine1909

Como saber nesse caso se é bom dia logo de manhã ou não? Não deveria considerar erro...


LouiseSatine1909

Quando se usa Bona Tago?


Joel684608

Bonan matenon, Kiel fartas vi? Está errado?


Bentonunes1

Bom dia. Boa tarde continuo nao entendendo

Aprenda esperanto em apenas 5 minutos por dia. De graça.