https://www.duolingo.com/Blue-Blur

♪♫*•♪ Códigos de formatação em Markdown: Parte 2!

Hi people!

higif

Oi gente! Aqui é o Blue falando, e esse post é a parte 2 da formatação em Markdown, que como eu disse no último post, é o estilo de formatação que o Duolingo usa. Hoje eu falar sobre os Elementos de Bloco. Vamos lá?!

letsgogif

Elementos de Bloco

Os elementos de bloco são alguns códigos simples, mas bem úteis. Veja o índice:

• Parágrafos e quebras de linha
  • Cabeçalhos e títulos
  • Citações em bloco
  • Blocos de código
  • Linhas horizontais

Parágrafos e quebra de linha

Esse é o mais simples de todos, mas extremamente essencial. Diz basicamente em acrescentar dois espaços ao final de cada linha. Não parece muito útil à primeira vista, eu sei, mas deixa o post organizado e é indispensável no uso de, bem, todos os elementos de bloco.

Cabeçalhos e títulos

Aqui nós temos os cabeçalhos e títulos. Esses vão dar mais destaque ao seu post/comentário. O tipo de cabeçalho usado é o Setext. Ele consiste em "sublinhar" o seu texto usando hifens (-). Então, escrevendo isso:

Eu sou um cabeçalho! :D
---------------------------

O resultado será isso:

Eu sou um cabeçalho! :D

Já o tipo de título usado é o atx, que consistem em colocar de um a seis hashtags (#) antes do texto e quantas você quiser depois. O número de hashtags no início indica o nível do título. Por exemplo, digitando:

#Sou um título de nível 1#
##Sou um título de nível 2
######Sou um título de nível 6#

Isso se torna:

<h1>Sou um título de nível 1</h1>

Sou um título de nível 2

Sou um título de nível 6

Se você for preguiçoso, o Markdown dá um jeito de você não precisar usar as hashtags no final do título; você pode só colocar no início, assim:

#Sou um título de nível 1
##Sou um título de nível 2
###Sou um título de nível 3

Que dá no mesmo: o seu maravilindo título do nível que você quiser.

Citações em bloco

As citações em bloco consistem em basicamente citações que são acionadas digitando um > antes de cada linha, inclusive as em branco. Assim, digitando...

>Eu sou uma citação de dois parágrafos. E aqui nós temos uma, como também os índios e os indígenas americanos têm a dele, nós temos a mandioca. E aqui nós estamos comungando a mandioca com o milho.
>
>E, certamente, nós teremos uma série de outros produtos que foram essenciais para o desenvolvimento de toda a civilização humana ao longo dos séculos. Então, aqui, hoje, eu estou saudando a mandioca. Acho uma das maiores conquistas do Brasil.

Torna-se...

Eu sou uma citação de dois parágrafos. E aqui nós temos uma, como também os índios e os indígenas americanos têm a dele, nós temos a mandioca. E aqui nós estamos comungando a mandioca com o milho.

E, certamente, nós teremos uma série de outros produtos que foram essenciais para o desenvolvimento de toda a civilização humana ao longo dos séculos. Então, aqui, hoje, eu estou saudando a mandioca. Acho uma das maiores conquistas do Brasil.

As citações também podem ter infinitos níveis. É só colocar mais > antes de cada linha. Desta forma, digitando...

>Sou um parágrafo comum de uma citação.
>
>>Opa, subi de nível!
>
>Voltei pro primeiro...

Se torna...

Sou um parágrafo comum de uma citação.

Opa, subi de nível!

Voltei pro primeiro...

As citações ainda suportam outros códigos de formatação de elementos de bloco, assim:

Sou um título.

1. Sou o primeiro item de uma lista
  2. E eu sou o segundo!

Veja um exemplo de código:
Sou um código que não faz parte do Markdown

Lembre-se de isolar as citações com linhas em branco.

Listas

O Markdown tem dois tipos de listas: As ordenadas (com números) e as não ordenadas (com marcadores).

Para listas não ordenadas, você pode usar *, + ou -, que todos vão resultar no mesmo tipo de lista: a ordenada (obviamente). Assim, digitando:

##Cores favoritas#
* Azul
* Verde
* Vermelho

Equivale a

##Cores favoritas#
+ Azul
+ Verde
+ Vermelho

Que é o mesmo que

##Cores favoritas#
- Azul
- Verde
- Vermelho

Todos resultam em

Cores favoritas

• Azul
  • Verde
  • Vermelho

Já nas listas ordenadas, você usa números (como eu disse antes) seguidos de pontos e um espaço. Veja:

1. Laranja
2. Roxo
3. Amarelo

Se você, por engano, digitou um número errado em uma lista, não se preocupe! O Markdown entenderá o que aconteceu e irá colocar a lista em ordem novamente, com os números crescentes. Por exemplo, se você digitou

3. Sol
1. Dia
8. Luz

Ele irá se tornar...

1. Sol
  2. Dia
  3. Luz

Se você colocar uma linha em branco entre dois itens da lista, o Markdown os entenderá como literalmente parágrafos e irá colocar mesmo uma linha em branco entre cada item.

Um mesmo item de uma lista pode ter vários parágrafos. Para criar um parágrafo, é só adicionar quatro espaços antes dele e isolá-lo com linhas em braco, assim:

* Sou um item de uma lista.

____Sou um parágrafo do item acima

* Sou só mais um item

Se tornará:

• Sou um item de uma lista

Sou um parágrafo do item acima

• Sou só mais um item

Você pode também colocar citações dentro de listas usando linhas em braco, > e os queridinhos quatro espaços, assim:

* Sou um item de lista com uma citação

____>Sou uma citação
____>Do item de uma lista

Que vai virar um belo...

• Sou um item de lista com uma citação

Sou uma citação
    Do item de uma lista

Você ainda pode tentar evitar criar uma lista acidentalmente, usando uma antes do ponto. Por exemplo, se você escrever:

1896. Um ano incrível.

Ele pode se tornar uma lista, com um "1." no lugar do "1896.". Se você não quiser que isso aconteça, é só digitar:

1896\. Um ano incrível.

Eu sei que fica feio, mas é bom usá-lo para evitar listas acidentais.

Blocos de código

Para criar blocos de código, é só colocar acentos graves (as `, também chamadas de crases) antes e depois do código, assim:

A seguir, um bloco de código:
`##Era pra mim ser um título.###`

Se quiser criar blocos mesmo, não se esqueça de colocar os dois espaços depois de cada linha, envolvendo-a com acentos graves.

Linhas horizontais

Por último, mas não menos importante, linhas horizontais. Para acioná-las, é só colocar asteriscos ou hifens isolados por linhas em branco. Qualquer um dos exemplos abaixo resulta em uma linha horizontal:

* * *
- - -
---------------------------------------

E é só isso por hoje! Mais só na semana que vem!

byegif

2 meses atrás

2 Comentários

https://www.duolingo.com/bertolini10

1 mês atrás

https://www.duolingo.com/bertolini10

Cores favoritas

• Azul
  • Verde
  • Vermelho
1 mês atrás
Aprenda um idioma em apenas 5 minutos por dia. De graça.