1. Fórum
  2. >
  3. Tópico: Esperanto
  4. >
  5. "Os pais dele moram na Austrá…

"Os pais dele moram na Austrália."

Tradução:Liaj gepatroj loĝas en Aŭstralio.

November 28, 2018

6 Comentários


AlucardJrOficial

"Liaj gepatroj..." = "Os pais deles..."

Para ser "os pais dele" não deveria ser "Lia gepatroj"?


Celioluzverde

DE LI = LIA, LIAJ = dele, dele.

DE ŜI = ŜIA, ŜIAJ = dela, dela

DE ILI = ILIA, ILIAJ = deles, delas, deles, delas.

O PAI DELE = (la patro DE LI) = LIA patro

OS PAIS DELE = (la gepatroj DE LI) = LIAJ gepatroj = o pai & a mãe dele

OS PAIS DELES = O PAI & A MÃE DE ELES = La gepatroj DE ILI = ILIAJ GEPATROJ

AS MÃES (de várias pessoas) = LA PATRINOJ (como no Dia das Mães)

Liaj patrinoj seria “as mães dele, se ele tivesse várias mães”

Iliaj patrinoj seria “as mães deles, delas” = as mães de várias pessoas.

OS PAIS pode significar

O pai & a mãe (da mesma pessoa) = la GEPATROJ

OS PAIS HOMENS (de várias pessoas) = LA PATROJ (como no Dia dos Pais)

O pai & mãe de várias crianças = La gepatroj DE ILI = ILIAJ GEPATROJ (aqui, as crianças podem ser irmãos ou não).

Os pais & mães (de várias pessoas) = LA GEPATROJ.

Outro exemplo:

O escritório DELE = DELE escritório = LIA oficejo

Os escritórios DELE = DELE escritórios = LIAJ oficejoj (LIAJ no plural, porque oficejoj é plural)

O escritório DELES = DELES escritório = ILIA oficejo (um escritório para várias pessoas)

Os escritórios DELES = ILIAJ oficejoj (ILIAJ no plural, porque oficejoj é plural)

DELE = LIA, LIAJ (depende do objeto possuído)

DELA = ŜIA, ŜIAJ (depende do objeto possuído)

DELES = ILIA, ILIAJ (depende do objeto possuído)

DELAS = ILIA, ILIAJ (depende do objeto possuído)


Andrei_Campello

Por que o pronome no singular é considerado errado?


Marcionilo.

O pronome concorda com o substantivo que ele determina. Poderia ser Lia patro = o pai dele, mas não lia gepatroj**


LucasSaler

o pai deles/o pai dele. Os dois sao possíveis ta errado??


baptista231

o pai dele; os pais deles; o pai deles; os pais dele: como ficaria aplicando-se a regra apresentada por Marcionilo?

Aprenda esperanto em apenas 5 minutos por dia. De graça.