1. Fórum
  2. >
  3. Tópico: Esperanto
  4. >
  5. "Ni skribas frazojn."

"Ni skribas frazojn."

Tradução:Nós escrevemos umas frases.

December 10, 2018

3 Comentários


eliza172148

Eu ainda não entendi qdo usar o "n" no final das palavras ( acusativo). Por favor, alguém pode me explicar?


Marcionilo.

Esse "n" indica que uma determinada palavra está no caso "acusativo". O quê é o acusativo? É um caso sintático indicando que algo/alguém está recebendo a ação de algo/alguém. Os substantivos, adjetivos e advérbios podem receber esse caso.

Eliza come bolo. Observe que o bolo é o objeto da ação de Eliza, logo, no Esperanto, essa palavra teria N no final:

Eliza manĝas kukoN.

Veja outro exemplo: Eliza tem um belo cachorro. O cachorro recebe a ação de ser possuído por Eliza. Note que o acusativo responde à pergunta: "o quê?" (O quê Eliza tem? Um belo cachorro), portanto, belo cachorro vai para o acusativo:

Eliza havas belaN hundoN!

E assim por diante.


TSilva930533

Para quem fala português esta regra custa a memorizar. Dankon

Aprenda esperanto em apenas 5 minutos por dia. De graça.