1. Fórum
  2. >
  3. Tópico: Esperanto
  4. >
  5. "Você bebe cerveja?"

"Você bebe cerveja?"

Tradução:Ĉu vi trinkas bieron?

December 16, 2018

4 Comentários


AlucardJrOficial

Pergunta: De forma mais informal eu poderia perguntar "Ču trinkas bieron?" como quem pergunta "Bebe/Bebes cerveja?"


Celioluzverde

AlucardJrOficial:

Tua ideia, em si, não está errada. Informalmente podemos (e às vezes até devemos) modificar um pouco a frase, para abrandar o formalismo.

Mas o verbo TRINKAS (ou DRINKAS) é igual para todas as pessoas, tanto no singular como no plural. Todos os verbos em E-o têm uma só forma no "Presente", uma só forma no passado, futuro, etc. Isso faz com que o uso do pronome pessoal seja fundamental, para fazer a diferenciação.

Assim, gramaticalmente, seria melhor dizer "ĈU VI DRINKAS bieron?", para perguntar: "Você bebe cerveja?"

Como um convite, seria "ĈU VI AKCEPTAS bieron?", ou, mais informalmente,

"❤❤ bieron?"


Marcionilo.

Jes! Sim, a tua pergunta está correta.


Wet_land

A frase correta é: Ĉu vi drinkas bieron? trinkas = sucos,agua,etc... drinkas = cerveja, whiskey, vinhos e outros destilados.

Aprenda esperanto em apenas 5 minutos por dia. De graça.